Envelhecimento e trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2977 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice

Introdução_____________________________________________________02
Definição de Trabalho____________________________________________03
Definição de Idoso_______________________________________________05
O Idoso e Trabalho_______________________________________________06
O Idoso no Mercado de Trabalho____________________________________07
Opção XNecessidade_____________________________________________09
Valorização do Idoso no Mercado de Trabalho__________________________11
Conclusão______________________________________________________12
Referências_____________________________________________________13
Avaliação do Grupo_______________________________________________14

INTRODUÇÃO
Com o aumento da expectativa de vida do idoso, faz-se necessário pensar também naqualidade desses anos que sobrevieram. Diante disso, muitos pesquisadores têm se interessado pelo envelhecimento humano, ocasionando uma multiplicidade de opiniões e avaliações objetivas e subjetivas sobre a velhice. No aspecto econômico, as pessoas idosas passam a ser vistas como improdutivas, sendo decretada assim, sua velhice econômica e social (Amarilho, 2005).
No entanto, o Instituto Brasileirode Geografia e Estatística (IBGE) dados referido no Jornal O Globo (2005) menciona que em 20 anos a expectativa de vida aumentou de 63,9 anos para 71,3 anos. Hoje são 15 milhões de pessoas com mais de 60 anos que movimentam 7 bilhões ao mês. Muitas empresas estão em busca destes profissionais: São as agências de viagem, universidades, cursos de idiomas, de informática, entre outros. Wajnman (2004)afirma que é inevitável o aumento de pessoas com mais de 60 anos na População Economicamente Ativa (PEA) brasileira. Em 1977, esta pesquisadora identificou que os trabalhadores idosos respondiam por 4,5% da PEA. A expectativa é de que em 2020, pelo menos, 13% da PEA seja formada por pessoas que estão na terceira idade. Hoje, as pessoas chegam aos 60 anos com toda a disposição e saúde paratrabalhar.
Diante disso é através do trabalho, expressão genuína da energia humana, que o homem desenvolve-se, e também participa do desenvolvimento da sociedade em que vive.
Parece enganosa a crença de que o trabalho seja limitado apenas aqueles que são jovens, detentores de força física, uma vez que esta é apenas uma das energias a serem utilizadas nas atividades laborativas. As potencialidadesmentais dos indivíduos de terceira idade, hoje comprovadas, merecem, portanto, ser entendidas como sinônimo da força produtiva de que são detentores (Amarilho, 2005).
Sendo assim o envelhecimento é um fenômeno que atinge a todos os seres vivos, no caso do homem está relacionado intimamente com as condições de vida e trabalho. E é de senso comum que, na medida em que as pessoas vivem, vão adquirindomais experiência. Então, pode-se correlacionar às questões relativas ao envelhecimento com as questões relativas à experiência.

DEFINIÇÃO DE TRABALHO
A enciclopédia Barsa traz o significado de trabalho como: “toda transformação que o homem imprime à natureza, para disso tirar algum proveito”.
O dicionário Aurélio define trabalho como:
1. Aplicação das forças e faculdades humanas para alcançarum determinado fim.
2. Atividade coordenada de caráter físico e/ou intelectual, necessária à realização de qualquer tarefa, serviço ou empreendimento.
3. Trabalho remunerado ou assalariado: Serviço, emprego.
4. Local onde se exerce essa atividade.
5. Qualquer atividade realizada.
6. Lida, labuta.
Segundo Souza (1995), a palavra trabalho vem do latim tripalium: Instrumento feito de trêspaus aguçados, com o qual os agricultores batiam o trigo, era usado também para prática de tortura.
Devido a isso, o termo trabalho era relacionado à dureza e a dificuldade. Somente a partir do século XI passou a significar a dedicação da força de uma pessoa em favor da outra. Segundo Souza, para o filósofo Hegel (1770- 1831) o trabalho passou a ter importância capital no processo pelo qual o...
tracking img