Envelhecimento por monox

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2489 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ENVENENAMENTO POR MONÓXIDO DE CARBONO

Trabalho sobre o envenenamento por monóxido de carbono apresentado como requisito da disciplina Bioquímica do curso de Medicina da Faculdade da Saúde e Ecologia Humana - FASEH.
Professora: Junia Franco

Vespasiano,
2010

Introdução__________________________________________________

_________4-5
Monóxido deCarbono___________________________________________________6
Hemoglobina_________________________________________________

________7-8
Toxicinética e Quadros Clínicos _________________________________________9-10
Diagnóstico_________________________________________________

__________11
Socorro e Tratamento________________________________________________11

-12
Fluxograma deprocedimento_____________________________________________13
Casos clínicos____________________________________________________

____14
Conclusão___________________________________________________

________15
Referências _________________________________________________________16

INTRODUÇÂO

Visão Geral
O monóxido de carbono (CO) é um gás levemente inflamável, derivado da queima em condições de pouca oxigenação (combustãoincompleta) e/ou altas temperaturas de carvão e outros materiais ricos em carbono como os combustíveis usados em motores de automóveis, fogões, aquecedores e atividades industriais. Por ser inodoro, incolor e insípido, é difícil de ser percebido quando liberado no ambiente, o que pode facilitar possíveis exposições ao gás.
Quando inalado em quantidade mínima o monóxido de carbono não causa danos àsaúde. Entretanto, se o inalarmos por longos períodos ou em grandes concentrações, este pode intoxicar o nosso organismo. A intoxicação é devido a grande afinidade do CO com a hemoglobina, que fica impossibilitada de ligar-se ao oxigênio e transportá-lo pelo corpo. Portanto, uma exposição acentuada ao monóxido de carbono pode causar deficiência no transporte de oxigênio, e gerar diversascomplicações, podendo levar o indivíduo ao óbito.
O contato com o monóxido de carbono pode causar intoxicações leves, moderadas e graves. As leves caracterizam-se por mal-estar, cefaléia, fadiga, dispnéia leve, náusea, vômitos, fraqueza, distúrbios visuais e irritabilidade. Alguns sinais agudos podem ser encontrados: taquipnéia, taquicardia, hipotensão. Esse grau de intoxicação pode ser facilmentesolucionado com a inalação de ar livre.
Já as intoxicações moderadas podem apresentar, além dos sinais e sintomas anteriores, cefaléia intensa, vertigens, astenia, dificuldade de concentração, escotomas brilhantes e diminuição da tolerância ao exercício físico. Além dos sinais citados podem ser acrescentados febre baixa e hipotensão sistólica. Raramente podem ocorrer convulsões ouperdas de consciência, que costumam ter curta duração.
Quando a pessoa está exposta à presença do gás em espaços fechados ou semi-fechados e há uma grande concentração de CO, podem ocorrer as intoxicações graves. Estas podem ter como sintomas, síncopes, convulsões, rigidez muscular generalizada e coma, podendo até levar à morte por choque e insuficiência respiratória. Podem também ocasionarhemorragias na retina e edema pulmonar. Estes pacientes apresentam, com maior freqüência, complicações de arritmias cardíacas, como extra-sístoles e fibrilação atrial e ventricular.
Apresentando vários riscos ao organismo humano, o CO é considerado um gás nocivo e sua liberação em uso doméstico e industrial deve ser minimizada ao máximo possível.
Mecanismos de emissão de monóxido de carbonoO CO é produzido tanto em ambiente doméstico quanto em industrial, é emitido também em queimadas, muito freqüentes durante o inverno. No cotidiano, é liberado por fogões, aquecedores, cigarros e automóveis. Motores de carros são emissores importantes, a ponto do monóxido de carbono ser considerado um dos principais poluentes do ar atmosférico pela Associação Nacional de Transportes...
tracking img