Envelhecimento populacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1571 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 APRESENTAÇÃO
A população brasileira vem envelhecendo de forma rápida desde o início da década de 60, quando a queda das taxas de fecundidade começou a alterar sua estrutura etária, estreitando progressivamente a base da pirâmide populacional. Passados 35 anos, a sociedade já se depara com um tipo de demanda por serviços médicos e sociais restritos aos países industrializados. Ainda às voltascom os desafios do controle da mortalidade infantil e doenças transmissíveis, não foi capaz de aplicar estratégias para a efetiva prevenção e tratamento das doenças crônico-degenerativas e suas complicações. Em um contexto de importantes desigualdades regionais e sociais, idosos não encontram amparo adequado no sistema público de saúde e previdência, acumulam seqüelas daquelas doenças, desenvolvemincapacidades e perdem autonomia e qualidade de vida. Com o objetivo de dimensionar as dificuldades a serem enfrentadas pelo sistema de saúde serão discutidas algumas peculiaridades das doenças em idosos e a utilização dos serviços de saúde. O investimento na saúde e educação da atual população de jovens e a compressão da morbidade são apresentadas como alternativas capazes de minimizar, em umpaís com recursos financeiros escassos, o impacto do envelhecimento populacional sobre a qualidade de vida.

 

2 DELIMITAÇÃO DA PROBLEMÁTICA
A problemática da pesquisa desenvolveu-se a partir do estudo de que a população mundial está envelhecendo cada vez mais. Com esse envelhecimento, doenças que afetam principalmente idosos estão cada dia mais presentes, e a falta de investimentos na área dasaúde acaba influenciando no tratamento e na dificuldade de cura de tais doenças. Para resolver este problema torna-se necessário responder as seguintes questões: a) Quais são as principais doenças que afetam os idosos; b) Como ocorre o processo de envelhecimento; c); Como é possível melhorar o sistema de saúde público no Brasil; d) Qualidade de vida dos idosos brasileiros.

3 OBJETIVOS
3.1GERAL
Analisar a real situação do envelhecimento populacional, tratamento de doenças em idosos e seus respectivos tratamentos.
3.2 ESPECÍFICOS
a) Levantar dados do envelhecimento populacional;
b) Identificar quais são as doenças mais freqüentes;
c) Como funciona o tratamento das mesmas;
d) Como prevenir o envelhecimento.

4 JUSTIFICATIVA
O envelhecimento populacional e suas doenças estãoconstantemente ganhando espaço na mídia. Existem diversas doenças que acabam influenciando em uma velhice que poderia ser saudável. Se existir conscientização da população sobre os alertas, riscos e possíveis formas de trata mento é possível reverter a situação atual. O envelhecimento da população mundial é um fenômeno novo ao qual mesmo os países mais ricos e poderosos ainda estão tentando seadaptar. O que era no passado privilégio de alguns poucos passou a ser uma experiência de um número crescente de pessoas em todo o mundo. Envelhecer no final deste século já não é proeza reservada a uma pequena parcela da população. No entanto, no que se refere ao envelhecimento populacional, os países desenvolvidos diferem substancialmente dos subdesenvolvidos, já que os mecanismos que levam a talenvelhecimento são distintos. Na Europa, por exemplo, o aumento na expectativa de vida ao nascimento já havia sido substancial à época em que ocorreram importantes conquistas do conhecimento médico, em meados deste séculos. Este fato pode ser ilustrado pelo clássico exemplo da redução da mortalidade por tuberculose. Na Inglaterra, em 1855, 13 de cada 100 mortes eram atribuídas a tuberculose(Aldestein1, 1977). Nos Estados Unidos, no início deste século, a taxa de mortalidade por essa doença era de 194 mortes para cada 100.000 indivíduos em um ano.

5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
De acordo com o IBGE, 3 em cada 4 idosos têm alguma doença crônica, ou seja, uma doença de curso arrastado, boa parte delas incurável. As doenças infecciosas e os acidentes continuam a ser importantes, mas a maior...
tracking img