Envelhecimento populacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2192 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
O envelhecimento, não é problema, e sim, vitória. Problema será se as nações desenvolvidas ou em desenvolvimento não elaborarem e executarem políticas e programas para promoverem o envelhecimento digno e sustentável e que contemple as necessidades do grupo etário das pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, reconhecendo a importância das experiências individuais dos sujeitosidosos. Criar condições para fortalecer as políticas e programas para promoção de uma sociedade inclusiva e coesa para todas as idades, reconhecendo o direito à vida, à dignidade e à longevidade deve ser objeto de preocupação dos governantes.
O aumento da expectativa de vida
A espécie humana nunca viveu tanto. Em séculos passados, o indivíduo era considerado velho quando alcançava 40 anos e jovemera quem tinha 14 ou 15 anos de vida. Ao estudarmos a evolução do envelhecimento humano, verificamos que os anos vividos variavam de acordo com as épocas e os lugares. As condições de vida influenciavam grandemente o número de anos que os homens podiam alcançar nas suas vidas. A longevidade e a expectativa de vida foi crescendo com o decorrer da história.
O envelhecimento mundial
Em demografia,entende-se por envelhecimento populacional o processo de crescimento da população considerada idosa em uma dimensão tal que, de forma sustentada, amplia-se a sua participação relativa no total da população.
A população mundial está envelhecendo num ritmo muito acentuado e sem precedentes na história da humanidade. Até pouco tempo o envelhecimento populacional era encarado como algo sendoespecífico dos países desenvolvidos.
A ONU alerta que cerca de 360 milhões desta população reside nos países em desenvolvimento, com maior concentração no continente asiático. Nos países considerados do Primeiro Mundo, o envelhecimento populacional se deu de forma gradual, acompanhando do progresso socioeconômico e a conseqüente melhoria das condições de vida da população. O Brasil levará 20 anos (de1996 a 2016) para passar de 7% para 14%.
Envelhecimento populacional brasileiro
As projeções da população brasileira para grupos de idade até 2050 mostram que entre 2000 e 2050, a participação da população jovem continuará cadente, passando de 28,6% para 17,2%, enquanto ocorrerá um modesto declínio no peso da população adulta (de 66,0% para 64,4%) e todo o aumento se concentrará na população idosa,que ampliará a sua importância relativa, intensificando sobremaneira o envelhecimento demográfico.
A proporção da população brasileira mais idosa (80 anos e mais) merece destaque, uma vez que ela está aumentando em ritmo acelerado. Ela representa 12,6% do total da população idosa e é o contingente que mais cresce, embora seja pequeno.
A feminização do envelhecimento
Ao se considerar osaspectos da velhice não podemos deixar de contemplar o recorte do gênero que é determinante inclusive do lugar que os idosos e as idosas ocupam na vida social. Satisfazer as necessidades individuais dos homens e mulheres idosas é o grande desafio.
As mulheres constituem a maioria da população idosa em todas as regiões do mundo. Ou seja, quanto mais alta a faixa etária, maior será a proporção demulheres. As desigualdades por sexo promovidas pelas condições estruturais e socioeconômicas em muitas situações alteram inclusive as condições de saúde, renda e a dinêmica familiar e têm forte impacto nas demandas por políticas públicas e prestação de serviços de proteção social. Viver mais não é sinônimo de viver bem.
Renda e consumo
Ainda é muito freqüente a idéia de que envelhecimento é sinônimode dependência econômica. Felizmente, este conceito tem sido alterado, pois o idoso ocupa cada vez mais um papel de destaque na sociedade,desmistificando esse conceito.
É importante destacar que o padrão de vida dos idosos brasileiros não alcançou os padrões dos países desenvolvidos. A renda dos idosos brasileiros, abaixo do que lhes seria direito, tem contribuído na economia nacional,...
tracking img