Envelhecimento humano: questões de ética, bioética e direitos do idoso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6854 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Envelhecimento Humano Digno: Questões de Ética, Bioética e Direitos do Idoso
Joeci Ribeiro Sauner de Oliveira

RESUMO: A população brasileira está envelhecendo num processo de transição demográfica. Tal condição leva a necessidade de estruturação da sociedade em razão de uma abordagem adequada para com a pessoa idosa, visando qualidade de vida einserção social. A legislação federal brasileira, atualmente em vigor, acerca dos direitos dos idosos relacionados à saúde, considerando a definição da Organização Mundial de Saúde (OMS). A partir da constituição federal de 1988, houve um considerável aumento de regulamentações sobre direitos dos idosos. O Estatuto do Idoso é a normativa que apresenta maior diversidade de citações de direitosassegurados e que o país está se preparando para garantir condições de integração social, respeito e qualidade de vida aos idosos. O envelhecimento populacional e o aumento da longevidade no Brasil trazem muitos problemas que afetam a população idosa, como a manutenção de sua saúde e uma boa qualidade de vida. Passa então a existir uma preocupação ética com a qualidade dos programas dedicados a essa faixaetária. Atualmente, há uma grande necessidade de um novo posicionamento social ante essas questões, justificando a realização de uma reflexão sobre os aspectos éticos para o envelhecimento.
Palavras-chave: direitos do idoso, envelhecimento humano digno, pesquisas, ética e bioética.

ABSTRACT: The Brazilian population is aging in a process of demographic transition. This condition leads tonecessity of structuring of society by reason of an appropriate approach towards the elderly person, aiming at quality of life and social inclusion. Brazilian Federal legislation currently in force, regarding the rights of the elderly health related, considering the definition of the World Health Organization (who). From the Federal Constitution of 1988, there was a considerable increase ofregulations on rights of the elderly. The status of the Elderly is the normative presents greater diversity of quotations rights conferred and that the country is gearing up to ensure conditions of social integration, compliance and quality of life for the elderly. The aging population and increased longevity in Brazil bring many problems that affect the elderly population, such as maintaining your healthand a good quality of life. Then there is an ethical concern with the quality of programs dedicated to this age group. Currently, there is a great need for a new social ante positioning, justifying these issues a reflection on the ethical aspects for aging.
Keywords: rights of the elderly, aging human worthy, research, ethics and bioethics.


INTRODUÇÃO: O objetivo deste estudo foibuscar informações em fontes seguras que pudessem nos informar como a População Idosa tem vivenciado esta fase de sua vida em referência aos seus direitos e sua dignidade, bem como aspectos éticos e bioéticos, já que o processo de envelhecimento e a velhice preocupam os seres humanos desde as primeiras civilizações. Este estudo tem também o objetivo de averiguar o envelhecimento humano respeitando adignidade do idoso e seus direitos em geral.
Mesmo com o aumento da sobrevida da população humana, a vida é sempre um período finito. Esta finitude passa a ser mais contundente com a chegada da velhice. O envelhecimento é um processo dinâmico e progressivo, no qual há alterações morfológicas, funcionais e bioquímicas, com redução na capacidade de adaptação homeostática às situações de sobrecargafuncional, alterando progressivamente o organismo e tornando-o mais susceptível às doenças. Entre as perdas apresentadas pelo idoso, está a instabilidade postural, que ocorre devido às alterações do sistema sensorial e motor. Existe então a necessidade crescente de se investir em programas e projetos que contemplem os aspectos da saúde do idoso, bem como a qualidade dos serviços prestados....
tracking img