Envelhecimento celular

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (553 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

Envelhecimento celular

O envelhecimento, processo que leva a etapa final da vida é um fenômeno analisado desde o inicio da historia da humanidade, sendo os mágicos os primeiros adescobrir a diferença entre doença e a idade avançada. No século XIX foi divulgada a “teoria de weissmann“, que considerava a senescência como sendo uma propriedade herdada dos metazoários e preservada pormeio do processo de seleção natural. A partir do século XX, a longevidade humana fica prejudicada devido ao aumento do numero de mortes com causas prematuras. O desenvolvimento do corpo ocorre apartir de uma única célula e resulta na formação de um organismo composto de milhares de células. O tempo do individuo constitui-se a partir do tempo biológico, mesmo que a maioria dos traços genéticosseja visível. Diversos fatores influenciam o processo de envelhecimento, como a herança genética, raça, sexo e também as condições ambientais inerentes ao estilo de vida.
Muitos pesquisadores acreditamem que a causa do envelhecimento celular se encontra na genética, essa teoria é norteada por três hipóteses sendo a primeira sobre as moléculas de DNA e RNA alterando-se ao longo do tempo e, aofalharem, produzem conseqüentemente erros na montagem das moléculas protéicas. Na segunda a uma relação direta entre a redundância genética e a taxa de senescência. Na terceira considera que as mudançasproduzidas com a idade, com perda de pigmentação do cabelo, menopausa, osteoporose e a diminuição das faculdades atléticas, são continuações do desenvolvimento natural. Nos extremos dos cromossomosnormais são os telômeros, que desempenham um importante papel no seu comportamento, compondo-se de seqüências curtas de nucleotídeos.
Teoria do entrelaçamento cruzado fundamenta em alterações molecularesque ocorre devido à idade em moléculas que estão localizadas dentro de compartimentos extracelulares e intracelulares.
Teoria imunológica no envelhecimento baseia-se em dois pontos básicos, o...
tracking img