Envelhecer dignamente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3226 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ENVELHECER DIGNAMENTE:
Importância do Assistente Social em Instituições Asilares*

Rosaly Maria Leite Rezende
Marilia Kelly Leite Rezende Rabelo

*Artigo de Revisão Bibliográfica apresentado ao Curso de Serviço Social da UNITINS/EADCON, como pré-requisito para conclusão do referido curso e obtenção do título de Assistente Social.

RESUMO: O presente artigo visa demonstrar a importânciado Assistente Social no acompanhamento de idosos institucionalizados. A escolha desse tema leva em consideração o aumento da população idosa no Brasil, sendo necessária a criação de novos centros de institucionalização, estes, por sua vez, destinavam-se à velhice desvalida, hoje, na sociedade marcada pelo envelhecimento, passam a ter uma nova missão: cuidar dos idosos nas varias modalidades deserviço, e é neste contexto que se encaixa o Assistente Social. Para realização deste trabalho foram abordados estudos publicados entre os anos de 2002/10, por intermédio de buscas sistemáticas utilizando-se bancos de dados eletrônicos, artigos publicados em anais de Congressos e Livros Textos. Observou-se que a presença do Assistente Social contribuiu para uma melhor adaptação dos idosos ao novoambiente.

Palavras-Chave:Serviço Social, Idoso, Asilo.

1. INTRODUÇÃO

Mudanças significativas da pirâmide populacional começam a acarretar uma série de previsíveis conseqüências sociais, culturais e epidemiológicas, para as quais ainda não estamos preparados para enfrentar (MELO et al., 2008).
A mortalidade é substituída por comorbidades e a manutenção da capacidade funcional surge comoum novo paradigma de saúde para o idoso. Portador de múltiplas doenças crônicas e problemas associados, o idoso institucionalizado e a entidade que o abriga, geralmente, não conseguem arcar sozinhos com a complexidade do envelhecimento (PEREIRA et al., 2004).
É por isso que a necessidade de institucionalização de idosos tem chamado a atenção da população em geral e levado alguns segmentos dasociedade a preocuparem-se com as condições em que se encontram o contingente populacional residente nestes espaços (PEREIRA et al., 2004).

2.1 JUSTIFICATIVA

Mediante o exposto, julgou-se pertinente a realização de um estudo de revisão bibliográfica, no intuito de analisar outros trabalhos de autores renomados, os quais possam ajudar a compreensão do tema em estudo, contribuindo paraelaboração de uma fundamentação teórica coerente.

2.2 OBJETIVOS

O presente artigo tem como objetivo principal demonstrar a importância da presença do Assistente Social em Asilos, no sentido de acompanhar os internos e, através de uma assistência multidisciplinar, garantir o bem estar dos mesmos, a fim de proporcionar um envelhecimento digno. O artigo em questão também pretendeevidenciar as várias funções desempenhadas pelo profissional em assistência social, sendo este responsável pelo auxilio, planejamento e promoção de atividades voltadas ao bem estar coletivo, além de proporcionar um aprimoramento teórico-científico aos discentes do curso de Serviço Social.

1.3 METODOLOGIA

Trata-se de um levantamento bibliográfico de caráter retrospectivo, que segundo Cervo; Bervian eSilva (2007) são estudos que visam conduzir o pesquisador a apreciar e analisar as contribuições científicas do passado sobre determinado assunto ou temática.
Para tal fim, empregou-se um recorte temporal de 1995 a 2010, no intuito de investigar e analisar os conceitos presentes na literatura pesquisada, por intermédio de buscas sistemáticas utilizando-se bancos de dados eletrônicos, artigospublicados em anais de Congressos, TCC, Teses e Livros Textos. O que possibilitou o estabelecimento de um banco de palavras-chave utilizadas para preencher as lacunas existentes na temática em estudo.
Assim, o presente artigo irá abordar discussões acerca do tema em questão, através de uma revisão bibliográfica sistemática.

2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

3.3 Crescimento da População...
tracking img