Envasadora economy

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4470 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CAPÍTULO 1 - INTRODUÇÃO

1.1 Apresentação e motivação

O desenvolvimento de uma nação e a qualidade de vida dos povos dependem exclusiva ou majoritariamente de crescimento econômico. O mercado de produtos de limpeza e higiene é dominado pelos grandes fabricantes, mas existe espaço para os pequenos empreendedores. Pequenos negócios não se preocupam muito com marca, preferem qualidade epreço.

Os pequenos produtores deste seguimento econômico têm a real necessidade de elevar sua capacidade e controle produtivo, entretanto para que isso seja possível são necessários grandes investimentos que tornam inviável a modernização de sua produção.

Levando em conta esse cenário nosso objetivo para o PIEM 2010 é desenvolver uma envasadora econômica para pequenas empresas focadas noseguimento de produtos de limpeza, a meta é tornar automática essa etapa do processo diminuindo ou até mesmo excluindo os ricos de acidentes que são comuns. A idéia central é uma produção totalmente eficaz e segura.

Para que esse objetivo seja alcançado o projeto contará com uma esteira que deslocará o frasco até a posição ideal para o envase, neste momento dois atuadores pneumáticos fixarão ofrasco para que o bico injetor seja posicionado na posição ideal do envase, este será feito por intermédio de uma válvula que liberará o liquído até completar o nível desejado.

Toda essa estrutura integrada será controlada por um CLP que deverá receber informações em tempo real dos sensores estrategicamente instalados ao longo da linha automatizada.
Levando em conta que no Brasil 99% dosfabricantes de produtos de limpeza são de micro, pequeno e médio porte. Nosso objetivo é oferecer uma solução eficiente segura e de qualidade quanto ao sistema de envasamento e controle de produção, sendo que com a automação do processo produtivo essas empresas elevarão a produtividade melhorarão de forma exponencial a qualidade e a segurança, assim tornam-se empresas mais competitivas e conceituadas,aumentando sua lucratividade e participação no mercado, posteriormente expandido suas atividades e gerando empregos auxiliando no crescimento econômico dom país.

1.2 Objetivos do trabalho

O objetivo deste trabalho é propor, desenvolver e avaliar um modelo de linha de envase destinada a produção de produtos químicos do mercado informal.

1.3 Objetivos específicos

Propor,a partir de fundamentos técnicos, elementos para a construção de uma linha de envase econômica.
Construção do projeto e avaliação da aplicabilidade do modelo projetado em Solid Edge.


1.4 Limitações do Trabalho

Inicialmente este trabalho não tem o objetivo de uma produção em série de uma linha de envase.
Sua finalidade é restrita a ao desenho e construção de um modelo deprocesso que possa atender as condições de envase de produto para uma linha de produtos químicos (mercado informal).

CAPÍTULO 2 – O PROJETO

2.1 Desenvolvimento do projeto

O Projeto destina-se na construção de um equipamento capaz de envasar garrafas plásticas de 1000ml a 5000ml, com produtos químicos. Atualmente há um grande mercado informal de produtos químicos que precisam serformalizados, de acordo com a ABIPLA (Abipla, Associação Brasileira Inds Prods Limpeza e Afins).
Verificando este nicho de mercado e o potencial ganho com a adequação do mercado informal, buscamos o desenvolvimento de um sistema de envase Economy, através de uma construção simplificada das existentes no mercado e um custo baixo.
A construção baseia-se em uma esteira de aproximadamente 3.000mm decomprimento útil, capaz de suportar um determinado número de garrafas vazias que será abastecida manualmente e que estando as mesmas na esteira, teremos um acionamento e controle por um comando CLP. O posicionamento será feito através de sensores de posição que indicarão o momento certo da parada e será levemente segura por um sistema de “travamento” das embalagens, afim de assegurar a posição exata pra...
tracking img