Enurse

2576 palavras 11 páginas
INTRODUÇÃO

No presente trabalho, abordaremos a micção ou perda de urina involuntária, pode ser diurna e, ou noturna; primária (quando não há controle esfincteriano vesical) ou secundária (quando aparece ou reaparece após intervalos de tempo), esta última diretamente relacionada a conflitos emocionais e à regressão afetiva.
Apesar de se tratar de um sintoma geralmente benigno é responsável por problemas emocionais e sociais na criança e na sua família. Na nossa comunidade não se conhecem verdadeiramente a prevalência, as causas e o impacto que este problema acarreta nas crianças e nas famílias afetadas.
Outro fator a ser apresentado é a encoprese, que consiste em, consiste na evacuação repetida, involuntária ou voluntária de fezes, em geral de consistência normal ou quase normal, em locais não apropriados para esse propósito no contexto sociocultural do indivíduo.
A encoprese não é uma conseqüência causada por fator único, ou até mesmo por fatores que estejam bem definidos. Ao contrário, adverte Machado (1980): a encoprese possui respostas que parecem envolver uma gama de fatores complexos, sendo que o principal deles é o treinamento do controle esfincteriano.

ENURESE

A enurese consiste em um transtorno de excreção e, de acordo com o Manual de Diagnóstico e Estatística de Transtornos Mentais -DSM-IV que guia o este estudo, e seus critérios diagnósticos são: (a) micção repetida,diurna ou noturna, na cama ou na roupa;(b) ocorrência de, no mínimo, duas vezes por semana, em um período mínimo de três meses,ou então causar um sofrimento ou prejuízo significativo no funcionamento social, acadêmico ou outras áreas importantes na vida do indivíduo;(c) idade cronológica ou mental mínimade cinco anos; e (d) incontinência urinária não decorrente exclusivamente de efeitos fisiológicos diretos de uma substância ou a uma condição geral.
Considera-se que a menina controla seu esfíncter vesical aos 5 anos e o menino aos 6 anos, então é nestas idades que o controle

Relacionados

  • Teoria de Henderson
    1957 palavras | 8 páginas
  • Call for papers
    32970 palavras | 132 páginas