Entrevista sobre os heterônimos de F.P.

623 palavras 3 páginas
ESCOLA
LITERATURA

HETERÔNIMOS DE
FERNANDO PESSOA

(CIDADE)
2014
ESCOLA(NOME DA ESCOLA
LITERATURA

(NOME DOS INTEGRANTES DO GRUPO)

HETERÔNIMOS DE
FERNANDO PESSOA

(CIDADE)
2014
ENTREVISTANDO FERNANDO PESSOA
ALBERTO CAEIRO, ÁLVARO DE CAMPOS E TANTOS OUTROS HETERONIMOS DE FERNANDO PESSOA.
Poeta, escritor português e um gênio dos heterônimos, Fernando Pessoa nasceu em 13 de junho de 1888, em Lisboa. Como ele mesmo se intitulou é um "plural" da língua portuguesa, recentemente descoberto como o criador de mais de 70 heterônimos, Fernando fala sobre tal criação e alguns fatores que o levou a criá-los.
Por favor, cite algumas características de seus principais heterônimos.
Bom, vou começar falando do mestre dos heterônimos e também meu mestre Alberto Caeiro. O que me admira em Caeiro é a maneira como ele via as coisas, de forma tão simples e desapegada, já que as pessoas geralmente as dificultam, o que para ele não exigem tantos mistérios, segundo ele tudo varia de acordo com a percepção de cada um e o modo que o homem vê as coisas. Já, o clássico Ricardo Reis possuí uma imagem poética refinada, devido a certa frieza e controle emocional existente. É considerado um autor clássico por utilizar figuras mitológicas e vocabulário requintado. Cito também Álvaro de Campos um homem aparentemente solitário e depressivo, conhecido por uma expressão de angustia intensa. Suas poesias possuem características modernistas e futuristas, pois buscava mostrar o estado de espírito do mundo moderno.
Quantos heterônimos o senhor já criou? Já criei mais de 70 heterônimos, claro que muitos não são conhecidos, enquanto outros geraram grande repercussão, deve ser pelo fato de que em alguns eu me aprofundei completamente e em outros nem tanto, ou então, porque os leitores se identificaram mais com o estilo

Relacionados