Entrevista realizada com professor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1979 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Epistemologia

Atividade avaliativa: Estudo de caso
Acadêmica: Natacha Chabalin Ferraz

Cuiabá – MT
Fevereiro /2013
INTRODUÇÃO

Esta pesquisa pautou-se sob o olhar analítico da epistemologia da prática voltado para a área de investigação dos saberes docentes, de forma a justificar as ideias construídas a respeito da práxis pedagógica. Que segundo Santos (1995) é a representação daepistemologia é filosófica, por demonstrar os desejos por fundamentos, referências, objetos de representação de verdades que cercam a teoria do conhecimento.
De forma geral, o movimento de profissionalização da docência passou por questionamentos sobre a própria construção da profissão, da legitimidade dos conhecimentos docentes baseados na epistemologia.
Aonde a validação do conhecimento pelaepistemologia veio responder aos questionamentos, ao fornecer a definição de que enquanto estudos, metodologia e pressupostos, tornam os conhecimentos válidos (CARVALHO, 1996). Reforçando a ideia exposta, Monteiro (2002m p. 45) pontua que: “ciência ou com(s)ciência acerca do modo como nos entendemos como alguma coisa, (...), o modo como ouvimos; em palavras: o seu logos”.
A epistemologia exige aexistência de uma justificativa quanto a posicionamentos frente ao objeto intencionalmente de forma a compreendê-lo.
Utilizando o material de apoio disponibilizado pela disciplina, entende-se a epistemologia como racionalidade construída pela interação de fatos e a forma como o sujeito, por diversificadas formas de representar o ensino e aprendizagem, a prática pedagógica se constitui a partir de trêsmodelos: pedagogia diretiva (epistemologia no empirismo), pedagogia não-diretiva (epistemologia no apriorismo) e pedagogia relacional (epistemologia no construtivismo).
Assim sendo, pode-se afirmar que a aprendizagem se organiza no conhecimento apreendido a favor de uma pratica pedagógica contextualizada, onde o professor é o sujeito principal.
Os questionamentos que decorrem da pratica doprofessor, a compreensão e a investigação, são fundamentados e norteados pelo trabalho docente sob uma perspectiva teórico-metodológica cujo olhar permite torna-la um campo de estudo.
E o produto da área docente, o ensino, a atividade intencional desenvolvida em contexto organizado e institucional, a qual pressupõe uma interação entre formador e formando, objetiva a mudança e contribui para aprofissionalização de sujeitos (GARCÍA, 1999), ressalta a importância da investigação e discussão sobre a prática pedagógica, pois mesmo que o professor não tenha clareza e domínio sobre as teorias e concepções, ainda assim, ele terá suas ações presentes em sala de aula.

I. Desenvolvimento da pesquisa

A realização desta pesquisa optou-se por uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa. Acoleta de dados utilizou documentos pedagógicos utilizados no seu cotidiano de trabalho do professor (planos de ensino, planos de aula e demais documentos institucionais-pedagógicos).
Para apoiar as percepções pedagógicas extraídas dos documentos utilizados, adotei também a observação diária do comportamento dos professores no seu espaço de trabalho, diálogos e relacionamentos com seus pares, comalunos e demais envolvidos no processo educacional. Em conjunto a essas observações, foram ouvidos os professores sobre anseios e perspectivas profissionais.
Para valorar tais observações e diálogos, utilizou-se como instrumento investigativo a narrativa, onde dada situação problema solicitava a opinião do professor sobre como faria para resolvê-la.
A pesquisa foi realizada no IFMT –Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, mas especificamente no Campus Cuiabá Bela Vista, nas áreas do ensino médio integrado ao técnico: de Meio Ambiente e Química.
A opção pelo local da pesquisa se deu, considerando que trabalho neste Campus como assistente em administração e poderia contar com a colaboração da assessoria pedagógica das pedagogas.

II. Análise:...
tracking img