Entrevista por competencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1321 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ENTREVISTA POR COMPETÊNCIA
Por Maria Inês Felippe
         A entrevista consiste em uma conversa para um objetivo definido, além da satisfação que a própria conversa pode produzir.
         A situação em que se desenvolve a entrevista é, em si mesma, uma situação social em que o entrevistador e o entrevistado interagem não apenas através das palavras que pronunciam, mas também da inflexão davoz, gestos, expressão fisionômica e demais traços pessoais e manifestações do comportamento.
         Deve-se recorrer à entrevista sempre que se tem necessidade de dados que não podem ser encontradas em registros ou fontes documentárias e que se espera que alguém esteja em condições de prover. Assim, quando se trata de conhecer a atitude, preferência, opinião de um indivíduo a respeito dedeterminado assunto, ninguém está mais em condições do que ele para dar tais informações. A entrevista é um instrumento extremamente útil no processo de Recrutamento & Seleção.
         É esperado que o processo seletivo, após identificar e estimular a se candidatarem a uma vaga na organização, possibilite distinguir, no grupo de candidatos, quais apresentam maiores condições para desempenhar asfunções do cargo a contento.
         E como saber, de maneira mais segura e objetiva, quais candidatos se sairiam melhor em uma determinada função?
         Será que nossos comportamentos passados podem nos dar indícios de nossos comportamentos futuros?
         Na entrevista por competências, parte-se do pressuposto de que os comportamentos passados podem dar indícios de comportamentos futuros, e porisso adota-se como instrumento de trabalho uma pesquisa de comportamentos e resultados anteriores, objetivando a previsão de comportamentos futuros que podem ou não colaborar para o sucesso do profissional na organização.
         Muito se fala de competência, mas afinal o que é isso?
COMPETÊNCIAS são o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que tornam um profissional importante parasua organização e para toda e qualquer empresa (nesse caso dizemos que este profissional tem EMPREGABILIDADDE), por meio de características que atendem às necessidades do mercado como um todo.
         Portanto para isso é preciso saber, saber fazer e querer fazer.
         Competências técnicas x comportamentais
         As COMPETÊNCIAS TÉCNICAS estão relacionadas a INTELIGÊNCIA INTELECTUAL(QI), ou seja, a quantidade de conhecimento formal e acadêmico que o indivíduo conseguiu adquirir (domínio de idiomas, formação acadêmica, domínio de metodologias de trabalho, etc.).
         Já as COMPETÊNCIAS COMPORTAMENTAIS dizem respeito a INTELIGÊNCIA EMOCIONAL (QE), ou seja, o nível de equilíbrio e adequação com o indivíduo interage com o meio em que está inserido. São exemplos decompetências comportamentais habilidades como pró - atividade, flexibilidade, criatividade, organização, comunicação, foco em resultados, ousadia, planejamento, administração do tempo, etc.
         As COMPETÊNCIAS COMPORTAMENTAIS tem sido preocupação recente do mercado de trabalho, que a não muito tempo atrás observava a penas a habilidade técnica do profissional, mas hoje este quadro mudou e muitostrabalhadores, considerados exímios tecnicamente estão sendo desligados das suas organizações em função da falta de COMPETÊNCIAS COMPORTAMENTAIS.
         As COMPETÊMCIAS COMPORTAMENTAIS eram negligenciadas porque antigamente os cargos privilegiavam uma hierarquia rígida e as pessoas eram contratadas exclusivamente de acordo com a experiência profissional, formação acadêmica e cursos extracurriculares.Para atender a essa demanda as entrevistas de seleção eram diretivas, focando quase exclusivamente aspectos técnicos (experiência na função, formação, cursos, etc.); pouca importância era dada a investigação das competências comportamentais e dos aspectos referentes a qualidade de vida dos candidatos; a INTELIGÊNCIA INTELECTUAL (QI) era o foco das atenções e por isso os testes psicométricos...
tracking img