Entrevista monteiro lobato

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (394 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Contista, ensaísta e tradutor, este grande nome da literatura brasileira nasceu na cidade de Taubaté, interior de São Paulo, no ano de 1882. Formado em Direito, atuou como promotor público até setornar fazendeiro. Hoje, temos o prazer de entrevistar Monteiro Lobato.
MULHERES: Você é considerado o precursor da literatura infantil no Brasil, por que optou por escrever historias infantis?MONTEIRO LOBATO: Escrever para marmanjos já estou enjoado. Bichos sem graça. Mas para crianças um livro é todo um mundo, uma emoção. As histórias que escrevo fazem as crianças viajarem em um mundo deimaginação onde só elas conhecem. É muito gratificante.
MULHERES: O Sitio do Pica-pau Amarelo vem atraindo a atenção não só das crianças, mas também de muitos adultos, como o Senhor se sente ao contagiara todos com suas historias da boneca de pano?

MONTEIRO LOBATO: Bem, digamos que em todos os adultos ainda um pouco de criança e minhas historias são capazes de fazer ressurgir essa criança nointerior da alma, colocando um colorido diferente, fazendo a imaginação reaparecer de forma a se tornar criança por alguns momentos.
MULHERES: Podemos classificar suas obras infantis como uma literaturaimaginaria onde tudo que se passa faz parte de um “conto de fadas”?
MONTEIRO LOBATO: Todo leitor tira suas próprias conclusões naquilo que lê. Por exemplo, no Sitio do Pica-pau Amarelo, que sãovárias histórias em uma só historia, temos a realidade unida à fantasia. Daí, os contos do sitio são quase reais, as histórias são contadas por dona Benta, que faz com o que a imaginação das crianças criemasas.
MULHERES: Como se sente em vê que seus livros que antes só poderiam ser vivenciados em imaginação, agora tomarem proporções em que podermos ver ouvir e sentir a emoção de suas historias pormeio da televisão?

MONTEIRO LOBATO: É muito emocionante ver as letras se transformarem em imagens, e meus personagens ganharem vida. Mais ainda assim prefiro o velho e bom hábito da leitura....
tracking img