Entrevista - empereendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1093 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Fátima Rosário de Almeida é dona de um pequeno restaurante chamado “Á Moda Caseira” na cidade de Mogi-Mirim, é uma empreendedora que agregou o gosto pela culinária à necessidade e desejo de uma comunidade.

Entrevista

* Quais foram as razões as quais te motivaram a ser uma empreendedora?
Bom, o principal motivo foi a paixão por aquilo que eu faço. Já é de família então...Foi algo natural.

* Durante o processo de criação do negócio, houve alguma pessoa ou empreendedor (a) que te influenciou?
Ah, sim, claro. A minha mãe foi uma figura muito importante não só no mundo dos negócios, como também na minha vida. Ela é uma grande mulher, batalhadora sempre buscou meios para realizar seus objetivos. Sobre as influências eu acho que pessoas como Eike Batista e BillGates são realmente talentosas.

* De um modo geral, o processo empreendedor se dá por algum evento de disparo; seja uma demissão, aposentadoria. Com você, houve esse evento?
Na verdade eu tentei outras profissões antes de decidir que abriria meu próprio restaurante, mas, depois, vi que essa era a profissão que eu deveria seguir. Talvez esse foi o “meu evento de disparo”.

* Qual tipode educação formal você teve, ou seja: cursou ensino médio, superior? Se sim, como isso interferiu nos negócios?
Fiz o Ensino Médio e tentei a faculdade de Psicologia, eu gostava da área, mas de cara, no primeiro ano, vi que “aquilo” não era pra mim. Foi então que resolvi abrir meu negócio.
Não tenho educação superior, já que praticamente tudo o que eu sei aprendi principalmente com a minhamãe e a minha família, que são descendentes de portugueses, então já viu né...

* O empreendedor é aquele que consegue encontrar uma oportunidade no mercado e cria seu negócio. Como você identificou essa oportunidade? E como a avaliou?
Eu juntei o útil ao agradável (risos). Eu queria abrir meu negócio e era um ramo que estava escasso na cidade — sem contar que o fato do nosso restauranteservir pratos caseiros é um grande diferencial.

* Um empreendedor, antes de abrir seu negócio, elabora o que chamamos de “Plano de Negócios” onde é feito uma série de planejamentos e estimativas. Houve algum planejamento no que tange a criação do restaurante?
Sim, claro. Não foi algo bem planejamento, mas eu sabia por onde começar, o que fazer e principalmente o meu objetivo. Claro que, maisuma vez, minha família me ajudou muito em relação a isso. Confesso: não me dou bem com as papeladas.

* Como todo empreendedor, você deve ter suas forças e suas fraquezas. Conte como você lida com seus pontos fracos.
Eu sempre tento melhorar a cada dia. Quer dizer, ninguém pode ser bom eu tudo, mas eu me esforço mais onde sei que tenho dificuldades. O trabalho em equipe é muitoimportante, também — a equipe se completa e se ajuda.

* Há algum tipo de sociedade com outras pessoas? Se sim, como essas pessoas a ajudaram?
Sim, eu toco o restaurante ao lado do meu marido. Ele me ajuda muito, principalmente na parte financeira — onde tenho maior dificuldade.

* Evidentemente é preciso certo investimento financeiro para a abertura do negócio próprio. Como você obteveesses recursos?
Eu fiz um empréstimo no ínício para conseguir abrir o negócio; e, conforme o crescimento do restaurante, eu pagava o dinheiro que emprestei.

* Como foi a inauguração do restaurante e os primeiros clientes?
Ah, a inauguração é sempre emocionante: a expectativa depois de tanto trabalho. Nós tivemos que investir bastante em divulgação, precisávamos mostrar ao público orestaurante — era novo. Os primeiros clientes foram alguns amigos e uma família da vida, foi um dia realmente incrível.

* Qual foi o momento mais crítico pelo qual você passou no início ou até mesmo depois da criação do negócio? Como você conseguiu superá-lo?
Sem dúvida o começo é muito difícil, o investimento sem retorno. Tive muitos problemas no início por ter que investir pesado em...
tracking img