Entrevista eja

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1856 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

O presente trabalho traz a reflexão feita através de entrevista com uma professora de EJA (educação de jovens e adultos). A entrevistada é concursada do estado e trabalha a 20 anos na mesma escola, passando pela docência de diferentes turmas, vice-direção e educação de jovens e adultos. A escola em que trabalha situa-se no bairro Rubem Berta, zona norte de Porto Alegre, ecaracteriza-se pela comunidade pobre e o grande índice de violência presente entre seus alunos. Muitos dos atos de violência resultam do uso e tráfico de drogas, freqüentes entre os alunos do turno da noite (turno do EJA). Conversei com a professora sobre características básicas do EJA, como acontecem as aulas, como ocorre a aprendizagem e principalmente sobre as características do grupo. O objetivo dareflexão é mostrar os prazeres e as dificuldades encontrados nas salas de aula de EJA.

Relação teoria e prática

O principal apontamento feito pela entrevistada em relação as salas de aula da EJA é a diversidade encontrada entre os alunos. São alunos entre 15 e 60 anos, com diferentes objetivos e em níveis diferentes do ensino fundamental. A entrevistada diz que dentro destas faixas etáriasencontra alunos que trabalham e outros não. Muitos estão cansados e não querem ouvir brincadeiras dos colegas. Muitos adolescentes vieram para o curso noturno não por motivo de trabalho mas, porque não têm mais idade para estar com os menores do diurno e estão cheios de "energia". Isso muitas vezes gera conflito, por isso a importância do manejo da professora em aula.
Bruno Edgar Ries em seuartigo sobre a aprendizagem adulta aponta sobre a importância da prática educativa ser voltada para a realidade adulta, portanto, considerar o contexto de vida destes sujeitos, bem como seu desenvolvimento pessoal e social é primordial. Diz também que a aprendizagem está ligada ao desenvolvimento, ou seja, a estrutura cognitiva construída pelo sujeito é pré-requisito para a prendizagem.
Em relaçãoaos conteúdos apresentados em aula, a entrevistada revela a dificuldade em trabalhar com diferentes níveis do ensino fundamental na mesma turma. Dia que tem alunos pré-silábicos e alunos que já lêem e escrevem algumas coisas. Explica que deve apresentar atividades que englobem todos os níveis de conhecimento. Muitas vezes se vê obrigada a preparar atividades de um mesmo conteúdo que sejamdiferentes em assunto e nível para que possa passar o conteúdo proposto aos diferentes alunos da turma. Comerlato (2004, p.145) quando se refere as turmas de EJA assinala que um aspecto comum aos sujeitos destas turmas é a interpretação do mundo a partir de sua “concretude”. A autora explica que tais alunos se mostram extremamente implicados em seus contextos, dificultando assim a apropriação dosconteúdos escolares; estes sendo de origem científica, lidam com conceitos e representações historicamente construídos e direcionam o pensamento rumo ao abstrato.
Durante a entrevista, a professora do EJA falou bastante sobre a turma ser dividida em dois grupos: os que estão muito interessados em progredir (avançar) que participam, fazem as atividades, pesquisam e outros que não se importam muito com seuresultado, ressalta que esses são a minoria e normalmente são adolescentes que ainda não se deram conta do tempo precioso que estão perdendo. Ries nos fala em seu artigo sobre um aspecto importante que diferencia a educação de regular infantil da dos adultos, a motivação. Os adultos buscam a educação frente a uma necessidade vivenciada, ao passo que muitas crianças e adolescentes podem nãocompreender o significado da aprendizagem escolar. A escola representa para muitos adolescentes uma obrigação. Os adultos envolvem-se ativamente no processo, quando esta educação responde as suas necessidades imediatas e favorece a aquisição dos conhecimentos e habilidades requeridos para o exercício de novas funções e tarefas.
Durante nossa conversa a entrevistada também trouxe aspectos referentes a...
tracking img