Entrevista de qualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1609 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
WEB QUEST
GESTÃO DA QUALIDADE

NOME: ADMIR DE OLIVEIRA RA: 2213354554
NOME: FABIANA SOUZA RA: 2220362214
NOME: MÔNICA JANISKI JORGE RA: 2213353652
1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo conhecermos o setor de qualidade em empresas de diferentes segmentos e como cada setor atua dentro da empresa.
Foram feitas entrevistas com gestores de qualidade, onde foram abordadosassuntos diretamente ligados a qualidade e como é visto este setor dentro da empresa. Sabemos que a qualidade reflete em toda empresa e sem qualidade uma empresa esta fadada ao fracasso e muitas vezes a falência.
Pode-se dizer então que uma empresa sem produtos com qualidade, está na contramão dos negócios atuais e com sérios problemas. Mesmo em uma empresa de menor porte ou valor e com produtosque podem ser rústicos, se não atenderem bem as expectativas dos clientes e ainda mesmo que deixe de lado todo esse processo, está sujeita ao fracasso devido às cobranças e exigências dos clientes.


2. ENTREVISTAS

Aluno: Admir de Oliveira
Empresa: Saúde Santa Celina
Ramo de Atividade: Saúde
Fundação: 1998
Gestor da Qualidade: KELLY CRISTINA DA SILVA, 30 anos, formada em Tecnologia daQualidade, 5 anos na área da qualidade, 1 ano e 4 meses na empresa, com objetivo de se especializar em Gestão Ambiental.

O setor de qualidade começou a ser implantado na empresa em 2006, obtendo o certificado ONA (ORGANIZAÇÃO NACIONAL DE ACREDITAÇÃO), norma voltada para a área da saúde.
A empresa possui dois importantes prêmios ONA, um para a empresa como a melhor em atenção domiciliar, eoutro para o setor SEMEANDO SAÚDE, área que cuida da promoção da saúde e prevenção de doenças.
Os pontos fortes da empresa são: estrutura de RH, departamento de TI e o programa de Gerenciamento de Riscos.
Os pontos fracos têm como destaque gestão de recursos externos (convênio / pacientes) e a oscilação da mão-de-obra externa (cooperados).
Em relação a esses pontos fracos a empresa atua comreuniões com os convênios para sanar eventuais conflitos e junto às cooperativas desenvolver um programa de aperfeiçoamento e treinamento com os cooperados.
São realizadas reuniões estratégicas com os gestores da empresa para se obter sempre os melhores resultados de qualidade
O setor de qualidade é visto como um ponto positivo para se obter melhores resultados. Os funcionários colaboram, mas temdificuldades para entender a metodologia aplicada. Existem indicadores de qualidade por setor.
Pode se destacar como um grande conflito o fato de o setor lidar diretamente com os gestores de cada setor e por serem todos com nível superior e especializações, existe a dificuldade de aceitarem de imediato a sinalização do setor de qualidade para algum desvio.
São feitas pesquisas de satisfações atravésde formulários padrões, cujos resultados são transformados em indicadores de qualidade, usados pelo SAC e SERVIÇO SOCIAL.
Por se tratar de uma empresa de saúde, cada setor tem um procedimento diferente, porém, são disponibilizados em rede todos os acontecimentos para que todos os setores possam se interagir e todos estarem cientes do que está acontecendo, já que os setores necessitam estar sempreinterligados.
Quando acontece algum desvio em um setor, é dado um feedback ao gestor e é gerado um formulário de não conformidade. Dependendo do caso é feito também uma reunião.
Toda vez que se percebe que algo está saindo do controle e terá um desvio padrão, é logo tomada uma providência, com ações corretivas que são monitoradas pelos gestores até que se garantam a eficácia desta ação.
Aempresa é do seguimento da saúde, entretanto, existem processos definidos e a metodologia da qualidade é assegurada através de auditorias, mapeamentos de processos e interações entre os mesmos, assim como outro segmento levando em consideração que o nosso cliente final é o paciente.

Aluna: Fabiana Souza
Empresa: Cromus Embalagens
Ramo de Atividade: Embalagens
Fundação: 1993
Gestora da...
tracking img