ENTREVISTA DE EMPREGO

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (605 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de maio de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Entrevista de emprego: até que ponto o contratante pode saber sobre a vida do candidato?
Passar por uma seleção profissional já é uma situação pouco confortável para a maior parte das pessoasQuestões de foro íntimo do candidato não podem ser violadasFoto: reprodução / Inmagine Royalty Free
A entrevista era para concorrer a uma vaga de emprego no setor administrativo-financeiro de umaempresa de Florianópolis. Mas, ao ser entrevistada pelo selecionador, há alguns dias, uma contadora de 37 anos chegou a desconfiar que a vaga fosse outra:

— Queriam saber, por exemplo, se eu gostava deassistir a filmes pornôs. Aí perguntaram se eu, que sou casada, gostaria de ter casos extraconjugais. Sério, não entendi onde queriam chegar com aquelas perguntas. Não sei se queriam uma contadora ouuma garota de programa — desabafou a candidata a uma vaga de emprego.

::: Procurando emprego? Acesse o blog Espaço do Trabalhador

Passar por uma seleção profissional já é uma situação poucoconfortável para a maior parte das pessoas. E é necessário expor a personalidade para que os avaliadores possam analisar se o perfil do candidato tem a ver com as vagas que a empresa oferece. Mas o quefazer quando o recrutador começa a passar dos limites, com perguntas invasivas ou ofensivas?

O certo é que nem tudo é permitido na entrevista de emprego (veja o quadro). O advogado trabalhista, NabihHenrique Chraim, ressalta que é importante se ter em mente que a seleção deve averiguar a qualificação, o potencial, a técnica e a motivação do candidato ao emprego. Já questões de foro íntimo docandidato não podem ser violadas no momento da entrevista.

O presidente da Comissão do Direito do Trabalho da OAB e advogado trabalhista Felipe Caliendo, esclarece que mesmo antes da contratação, aJustiça pode considerar que houve assédio moral ou até sexual contra o candidato a uma vaga.

— A constituição brasileira veda a discriminação de qualquer espécie, seja por idade, sexo, religião ou...
tracking img