Entrevista de desligamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1122 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO DE INTERVENÇÃO ENTREVISTA DE DESLIGAMENTO

ERECHIM 2010

1. Introdução

A entrevista de desligamento é um instrumento de Recursos Humanos (RH) que visa levantar informações significativas sobre o clima organizacional da empresa, sua estrutura física e condições de trabalho, bem como o funcionamento da área do trabalhador que será desligado (Alencar, 2007). Através desta entrevista,o setor de Recursos Humanos realiza o encaminhamento adequado quanto às questões levantadas, buscando saber como o colaborador a ser desligado percebe a empresa, a eficiência da empresa versus a concorrência, que sugestões ele gostaria de dar, como ele vê os processos da empresa, qual sua relação com a chefia direta e entre seus colegas, as políticas salariais, de desenvolvimento e de benefícios,se a empresa supera ou não as expectativas dos colaboradores, entre outros, como afirma Macedo (2005). Conforme Marras (2000), a entrevista de desligamento é, também, uma possibilidade de obter do ex-funcionário, a título de colaboração, algumas informações e sugestões para melhorar as condições de trabalho e as relações dentro da empresa, de forma a serem evitados futuros desligamentos,contribuindo com o desenvolvimento organizacional e às práticas de Recursos Humanos, considerando que a imagem e a produtividade da empresa está associada a valorização e respeito para com seus colaboradores. Por fim, a partir da entrevista de desligamento, a empresa passa a investir em ferramentas de valorização, além de identificar os problemas existentes e possíveis dissonâncias, e, conforme Chiavenato(1999), as informações obtidas neste tipo de entrevista permitem uma análise situacional da organização e uma avaliação dos efeitos da política de recursos humanos desenvolvida por esta.

2. Justificativa

Para qualquer empresa que deseja crescimento próprio e bem-estar dos funcionários, surge a necessidade de um instrumento que responda as questões relacionadas as circunstâncias em que umcolaborador se desliga e como a empresa pode atuar de forma a reduzir este desligamento, visto que este acarreta um elevado custo para a empresa e um desgaste emocional para os funcionários. Analisando o acima exposto, verificamos a necessidade de um trabalho que garanta melhores condições para que a empresa consiga realizar investimentos, possibilitando o seu crescimento e diminuindo o gasto comrescisões de contrato de trabalho, além de constatar a veracidade de alguma disfunção real, administrar as relações humanas e evitar a mesma insatisfação, isto através do levantamento de dados que a entrevista possibilitará sobre o clima organizacional e planejando estratégias para a redução da rotatividade dos funcionários.

3. Objetivos 3.1 Objetivo Geral: Investigar junto ao funcionário queestá sendo desligado, sua percepção da empresa.

3.2 Objetivos Específicos: Buscar a percepção do funcionário em processo de desligamento quanto ao seu nível de satisfação frente à empresa. Ver a percepção deste quanto às políticas, as práticas, o ambiente de trabalho, os relacionamentos com colegas chefias. Fazer uma análise situacional da empresa, integrada à opinião deste funcionário quanto aosproblemas percebidos. Planejar estratégias para a redução de rotatividade dos funcionários.

4. Metodologia

Como toda entrevista, segundo Macedo (2005), é necessário que seja planejado um local onde o candidato tenha a menor presença de estimulações possíveis (visuais, sonora,

etc), onde não haja interrupções e que seja realizado um check list do material que será utilizado. Preparada asala e o material, é iniciada a entrevista de desligamento, que demorará em média trinta minutos, conforme o roteiro (em anexo). A entrevista serve para esclarecer eventuais dúvidas, além de ser um espaço destinado para que o funcionário fique a vontade para expressar-se, sabendo que o conteúdo que será exposto é confidencial e que ele não será prejudicado. Assim, o roteiro desta intervenção se...
tracking img