Entrevista com o professor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1127 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TEMA: Analisando o estudo da psicologia no trabalho docente.

TÍTULO: Entrevista com professor

OBJETIVO: Através de uma entrevista com um docente, analisar o que o estudo da psicologia pode trazer de benéfico para os profissionais da área de educação.



JUSTIFICATIVA: Demonstrar que o estudo da psicologia pode ser muito útil dentro da sala de aula, e sua análise ajuda muito na melhoriado trabalho docente.





INTRODUÇÃO: Baseado no material didático referente a disciplina, a entrevista apresentada foi realizada com Míriam , professora do 4º ano do ensino fundamental, , formada em Pedagogia, atuando na profissão há 20 anos. As perguntas foram retiradas a partir do estudo do livro “Psicologia da Educação”.

1-O que você entende sobre o ato de ensinar?

Para mim, educaré uma troca de conhecimentos. A sala de aula é um campo potencial de estudos, onde além do aluno aprender, ele também ensina, ou seja, os professores também são eternos aprendizes de sua própria prática pedagógica.

Busco sempre que todos os alunos participem do processo de aprendizagem, fazendo com que seja uma atividade prazerosa e não uma obrigação.

2- Na atualidade vive-se em meio amudanças contínuas, nas quais o sujeito vale mais pelo que ele tem, pelo que possui, do que por si mesmo. Na sua opinião como se pode utilizar a tecnologia como um ponto positivo no processo de aprendizagem?

A tecnologia usada adequadamente é um grande aliado do professor. As atividades ficam mais enriquecedoras e o aluno fica mais interessado.

A utilização das tecnologias no espaço escolarpossibilita dinamizar as aulas, estimular os alunos às novas descobertas e a produção de novos conhecimentos a partir dessa busca, auxiliando assim o processo de ensino-aprendizagem.

Usando um computador por exemplo, as aulas podem se tornar muito mais criativas, além de auxiliar o que realmente importa: o aprendizado.

Devemos utilizar as tecnologias a favor da educação, não como a solução paraa educação do nosso país, mas como uma contribuição significativa na democratização do acesso aos bens culturais.



03-No mundo de hoje, os pais trabalham o dia todo e não tem muito tempo dedicado aos filhos. O que você acha, que eles devem fazer para dar uma boa educação a eles?

Educar é de fato uma tarefa difícil porque é constante. Os pais não estando presentes, se sentem na obrigaçãode fazer o que os filhos querem o tempo todo.

Ao educar, não estão só a ajudar as crianças, mas também a si mesmos. Os filhos observam tudo o que os pais fazem e dizem. Os pais devem perceber que são os melhores educadores dos filhos. Eles não devem perder de vista os seus valores, seus princípios, suas crenças, terem segurança do que buscam enquanto seres, que assim darão uma boa educação paraseus filhos, além de muito amor e carinho que é o fundamental entre pais e filhos.



04-Com as modificações socioculturais da atualidade, as crianças vão cada vez mais cedo para as escolas. Na sua opinião, como o espaço escolar deve preparar suas atividades e seus educadores para acompanhar e favorecer o desenvolvimento emocional da criança?

O ambiente escolar tem que ser bom e oferecercondições mínimas de desenvolvimento. Devemos estabelecer relações de proximidades e individualidade com a criança, além de ensiná-las o respeito mútuo pelos sentimentos dos outros.

Acredito que o professor ao estabelecer um clima de confiança e uma atitude de respeito com o aluno, passa a ser um grande mediador das aprendizagens destes. Uma das fontes motivacionais do ensino e da aprendizagemestá no vínculo estabelecido entre educador e educando. A afetividade é um fator que precisa ser fortalecido nas relações educacionais dentro e fora da escola.



05- Qual a importância do brincar e do jogar, ou seja, das atividades lúdicas na sala de aula?

Acho muito importante, pois, o jogo ajuda a construir novas descobertas, desenvolve e enriquece a personalidade da criança. Além disso,...
tracking img