Entrevista com a pedagoga

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1571 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1- O que te motivou a trabalhar na área da educação?
Meus pais me incentivavam aos estudos. Desde muito cedo me encaminhavam para esta profissão. Eles sabiam que os estudos, de certa forma, facilitavam a vida. Ser professora para eles era uma grande conquista (e ainda é) e, não me vi em outra. Também, acredito que a escolha por mim, tenha sido por querer sempre me manter em nossa região,especialmente em meu lugar, e vi a oportunidade de ser professora e me manter por aqui. Estudar e voltar para trabalhar em meu lugar foi uma alegria, porque eu conseguia conciliar a profissão de professora com outras atividades, principalmente no meio rural.
Hoje está tudo muito diferente, mas muitas coisas continuam com as mesmas exigências como, por exemplo, trabalhar com amor e, isso eutenho....tenho satisfação, prazer, alegria no que faço. Evidentemente, em alguns momentos sinto cansaço, desgaste, mas isso ocorre em todas as profissões e com todo ser humano. Perceber o crescimento tanto intelectual, espiritual, a mudança de comportamento, tudo isso me motiva ainda mais a continuar estudando sempre para que, enquanto eu exercer minha função de ser professora, eu possa falar com orgulhoda profissão docente.


2- O que é essencial para ser um bom profissional?
Em nossa área, não poderia haver espaço para os que não gostem de lidar com gente. Eu costumo dizer que para ser professora é preciso ser ESPECIALISTA em lidar com pessoas... (como são complexas!) Acredito que o comportamento é de extrema importância, saber conviver com outras ideias, não ser dona da razão. Enfim, praser bom profissional tem mesmo que conhecer e vivenciar os quatro pilares da educação, resumidamente: saber, ser, conhecer, e conviver.
3- Quais os grandes desafios enfrentados pelos profissionais da educação?
Atualmente posso dizer que as mídias têm sido um grande desafio, as inovações são rápidas e por vezes podemos nos perder e confundir informação com conhecimento. Outro ponto que julgomuito marcante no contexto educacional é a família. Atualmente, há muitos modelos de união, há muitas situações complexas. A Estrutura física e material também é um ponto importante a ser lembrado, muita escolas do Brasil estão em situação precárias, desumanas. A formação continuada também precisa ser trabalhada. É necessário estar sempre atualizando, estudando, participando de congresso,seminários, etc.




Atualmente, fala-se que os pais têm transferido pra a escola o papel de educar seus filhos. Qual sua opinião sobre o assunto?
Em minha atuação com professora eu sempre deixo muito claro sobre a diferença de ensinar e educar. Faço questão de falar enfaticamente sobre isso nas reuniões. Se os pais transferem ou não para a escola essa função, eu procuro me proteger dela,coloco-me como uma aliada, parceira. Não me cobro sobre isso, porque sei que não daria conta, apenas contribuo. Acredito que isso decorre do excesso de trabalho ou de acomodação das famílias.


Atualmente, centenas de professores estão atuando nas escolas urbanas. Você se sente preparada para trabalhar com nas mesmas? Os alunos campesinos continuam sendo discriminados como antigamente por pertenceremao campo? Ser professor é desafiador. Nunca estamos prontos. Para atuar tanto na escola urbana quanto na rural é exigido de nós planejamento, então, ambas são desafiadoras.O nosso currículo é comum, o que difere é a aplicabilidade, a metodologia, a parte que devemos trabalhar assuntos próprios da comunidade a qual a escola estiver inserida. Me sinto sim, à vontade para atuar nas escolas urbanas ourural. Quanto aos alunos campesinos serem ou não discriminados por pertencerem a um universo diferenciado do meio urbano, ainda, lamentavelmente, em tempos tão modernos, existe, porém, percebo que o cenário tem modificado, o povo campesino tem tido mais acesso aos meios de comunicação, educação sistematizada, comparado ao passado.


Você considera importante desenvolver projetos para...
tracking img