Entrevista com psicologo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1111 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
(Psicólogo Clínico-Professional & Corporate Coach)
Terapias :
>Familiar
>Casal
>Adultos
>Adolescentes
>Crianças
CRP : 06/43486-8

Entrevista realizada no dia 09/03/2013

1-Quanto tempo tem de carreira ?
19 anos
2-Durante 19 anos ,o que lhe acrescentou ?
Durante estes 19 anos , fiz diversas especializações ,pois a faculdade foi apenas uma base ,sendo apenas com a formaçãoacadêmica .Dentre diversas possibilidades e especializações ,o Drº informou que escolheu a clínica .Sua ênfase é Psicanalítica ,porém ,por ser bem ramificada ,escolheu a Fenomenologia ,que foi a qual se identificou mais ,e a partir de sua formação ,se especializei nesta .Escolheu correntes que atuassem com a linha humanista existencial.
O próximo curso que fez foi Gestalt Terapia ,atuando assim emgestão e supervisão Gestalt ,fazendo depois a Psicologia Humanista Existencial ,e sempre estando na Clínica .Depois se especializou em Terapia Sistêmica pela PUC e fez também uma especialização em Hipnoterapia Hericksoriana e fazendo outros cursos ,sempre agregando conhecimento por outros ramos.
3- Quais são os pontos positivos de uma terapia ?
Todos os pontos imagináveis ,pois terapia ajuda vocêa viver melhor .
Deixou-nos uma frase que diz assim : “Uma vida sem reflexão não vale a pena ser vivida”
- Sócrates –
Então ,a terapia permite você parar e refletir sobre quem é você ,a terapia antes de mais nada é um auto conhecimento ,onde reflete-se sobre a cultura ,religião ,opiniões , ver se você se reconhece . Isso que eu tenho é meu mesmo ou são valores que trago do meu próximo ?
Oauto conhecimento nos permite julgar aquilo que achamos ser de extrema importância para nós ,que são os nossos valores ,porém ,acontece de vivermos valores que não são nossos ,e sim da cultura ,da sociedade ,e é onde geram-se os conflitos internos . Ajuda você a definir o que você é e o que você quer ser a partir deste momento em sua vida .Este auto conhecimento é essencial para uma vida saudável ,ese não corromper estes valores ,que não são seus ,você entra em crise existencial.

4- Quem tem que fazer terapia ?
Todos que sentirem necessidade ,não por estarem passando por situações que não conseguem ser levadas adiante sozinhas ,mas também se estiver em um momento de gozo . Embora a grande maioria procure este serviço quando se está passando por algum problema ,não é apenas para isso ,esim para todos aqueles que desejam crescer em todos os sentidos.
A Psicologia é muito confundida com a Psiquiatria ,fazendo com que nasça o preconceito,e sendo assim ,se perdeu um pouco após a II Guerra Mundial ,onde a ênfase começou a ser focada em frutos desta mesma ,com muitas pessoas doentes em todos os sentidos ,onde o Governo Americano investiu neste tipo de tratamento.
Exemplo : O pacienteestá no -7,o trabalho do Psicólogo é trazê-lo para o 0,até que suba ao grau esperado. Deixando-o menos neurótico , menos depressivo, etc.
5- Já houve algum caso do senhor não conseguir ajudar o paciente ?
A cura do paciente não depende do profissional ,e sim dele propriamente dito ,existem processos terapêuticos que a pessoa não consegue resolver seus problemas internos sim ,mas os profissionaisda Psicologia são ‘Facilitadores` e não curandeiros.
Ajuda ra pessoa a se ajudar é a expressão mais correta ,porém nem sempre todos querem pagar o preço.
Existem casos depressivos ,que se for resolvido ,o paciente volta à sua vida normal ,trabalhando ,estudando ,e perdendo este ‘’apoio ” .
Depende do preço que a pessoa está disposta a pagar para sair daquele estado .O sucesso do tratamento dependetambém do paciente.
Pois somos facilitadores de um diálogo ,de uma reflexão ,acolhemos a fala do outro ,sem julgamento ,sem criticas.

6- A partir do momento que o paciente começa a expor as coisas ,o senhor já consegue saber a técnica que vai usar ?
Caminho junto com ele e trabalho com o que o paciente me fala ,ainda assim ,existe a leitura corporal ,analisando se o paciente diz a verdade ou...
tracking img