Entrevista com pioneiros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (333 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Entrevista com Pioneiros
Minha entrevistada foi: Maria Ilga Scheit.
Dona Maria nasceu em 22 de junho de 1950, em Tenente Portela. Ela comenta que a sua infância dói ótima, que tem váriaslembranças boas e que não sabe qual delas é a melhor, a que marcou mais.
Em sua infância eles não tinham brinquedos, mas os criavam, bonecas de abóbora, carrinhos de madeira. As brincadeirasdeles eram resvalar em barrancos, se balançar em cipós, entre muitos outros, mas isso para eles are tudo o que precisavam.
As roupas eram muito simples, eram ganhas, pois sua mãe lavava roupaspara os outros.
A escola eles amavam, ela lembra até hoje que o seu primeiro professor foi Kirino Candatem. Ele os ensinava cantando, era também onde eles faziam amizades. A escola era ótima eos professores também.
Em relação à igreja, as missas aconteciam às 06:00 horas da manhã, todas as noites de março, todos os domingos, e o Padre era Albino Busato. A igreja era de madeira,onde agora é a canônica, tinha também um coral.
A relação com os vizinhos era ótima, os passeios eram nas casas de tios, primos e aos domingos iam para o interior com os amigos.
Maria conheceuseu companheiro Eloi em um açougue, a iniciativa foi dela, que mandou uma carinha para ele no dia 1° de abril, falando que gostava dele, mas ele pensou que fosse trote. Depois começaram anamorar. Eles se encontravam no açougue, missas, iam ao cinema, tomar sorvetes, um programa romântico, mas a mãe sempre por perto. O casamento mais ou menos igual ao de hoje, no religioso, civil,festa com amigos, fotos. Tiveram 4 filhos, 3 meninas e um menino.
As dificuldades encontradas só quando os filhos estavam doentes. Hospital tinha em Tenente Portela, mas também recorriam amedicina alternativa, usavam ervas com medicamentos, tais como a camomila, marcela, as mesmas de hoje.
O meio de transporte era igual ao de hoje, muita pouca coisa mudou.
Gabriela Caetano de Souza.
tracking img