Entrevista com castel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (300 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
BIBLIOGRAFIA: IHU ON-line, São Leopoldo, 21 de maio de 2007/ Edição 220

Entrevista com Robert Castel
Para Robert Castel, as pessoas não são autônomas por natureza, por essência. Paraser autônomo é preciso ter certos recursos e direitos, e a reflexão sociológica é descobrir quais são as condições objetivas de possibilidades para ser autônomo, pois é difícil ser autônomoquando não se tem um mínimo de recursos materiais, quando se vive, por exemplo, na pobreza absoluta.
Para Robert Castel, autonomia não se confunde com individualismo. O fato de se falarunicamente em termos de individualismo não permite que compreendam os fundamentos da autonomia. Para que haja um individuo autônomo, são necessárias condições sociais. Constata-seefetivamente, e para Castel não é um julgamento de valor, que há uma erosão, uma fragilização até mesmo um desaparecimento desses direitos, garantias e proteção ligados ao trabalho.
O trabalhotornou-se, ao mesmo tempo mais do que trabalho. À medida que o trabalho foi evoluindo historicamente, ser trabalhador não era apenas trabalhar tantas horas por dia e por semana: era também ter umestatuto, ou seja, ter direitos, o que pertence à ordem do direito e da proteção social etc.
Para Castel, Nicolas Sarkozy venceu as eleições francesas porque é representante de uma novaclasse política que afirma valores de direita enquanto na história do Europa e da França na qual as posições de esquerda reproduziam as tradições de luta política, contra o facismo durante aguerra e depois do antagonismo entre o trabalho e o capital. Mas para Castel, as pessoas votaram em sarkozy, não pelo fato de que sejam autônomos, mas se deixaram enganar por um discursoum pouco demagógico.

Considerações Críticas

Ótimo texto, porque nos dá um certo conceito de autonomia e o quanto é difícil se tornar autônomo nos dias de hoje, por falta de condições.
tracking img