Entrevista Bruno Stagno

1125 palavras 5 páginas
Fonte: http://www.arqbacana.com.br/internal/arq!projetos/read/10750/entrevista-com-arquiteto-bruno-stagno
Entrevista com Arquiteto Bruno Stagno
Postado em 02/07/2008
Bruno Stagno, nascido no Chile, vive desde 1973 na Costa Rica. É arquiteto atuante com vários projetos executados e uma referência na questão de sustentabilidade. Recebeu vários prêmios como: Prince Claus Prize em 1997, o prêmio Chevalier des Arts et des Lettres em 1998, Guggenheim Fellow em 1998 e Ordre National du Mérite em 2003.

Bruno Stagno também é autor de vários livros, dentre os quais destacamos: Arquitectura Rural en el Trópico, An Architect in the Tropics e é co-autor do livro Tropical Architecture - Critical Regionalism in the Age of Globalization. Em 1994 fundou o Instituto de Arquitetura Tropical (ITA).

O Instituto de Arquitetura Tropical é uma instituição sem fins lucrativos que tem como objetivo promover a discussão e os estudos de arquitetura e urbanismo adaptado aos trópicos. Tem entre seus conselheiros Oscar Arias Sanches, Kenneth Frampton, Roberto Segre, Ken Yeang e Bruno Stagno.

Bruno Stagno esteve presente no Fórum Internacional de Arquitetura e Tecnologia para a Construção Sustentável, em São Paulo no mês de maio.

DC - O que é Arquitetura Tropical? Quais seriam seus princípios? Como e quando incorporar estes princípios aos projetos de arquitetura e urbanismo em países tropicais?

BS – A arquitetura tropical se relaciona com as condicionantes da latitude tropical e obtém dela suas diretrizes orientadoras para o projeto. A latitude tropical tem especificidades tão fortes que conduzem a projetos singulares e distintos de cidades e edifícios. O iglu é a melhor resposta às condições do Ártico, assim como a casa elevada do terreno e com materiais leves é para os trópicos.

Projetar edifícios com sombra abundante, elevados do terreno, cercados pela vegetação, com fachadas desmaterializadas e com a tecnologia apropriada à região são algumas das características da

Relacionados

  • sustentabilidade na arquitetura
    64227 palavras | 257 páginas
  • Concreto
    43274 palavras | 174 páginas