Entretenimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (395 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
↑ A última entrevista de Monteiro Lobato. Página visitada em 7 de novembro de 2010.

Bibliografia

▪ AZEVEDO, C. L. de, CAMARGOS, M., SACCHETTA, V. Monteiro Lobato furacão na Botocúndia.SãoPaulo: Editora Senac, 1997.
▪ BRASIL, Padre Sales. A literatura infantil de Monteiro Lobato ou comunismo para crianças. São Paulo: Editora Livraria Progresso, 1957.
▪ CAVALHEIRO, Edgar. MonteiroLobato - Vida e obra. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1955, 2 vols.
▪ LAJOLO, Marisa; CECCANTINI, João Luís. Monteiro Lobato livro a livro. São Paulo: Edunesp, 2009.
▪ BRANCO, Carlos HeitorCastelo. Monteiro Lobato e a parapsicologia. São Paulo: Quatro Artes Editora, 1972.

Ver também





O advogado

Em 1904 diplomou-se bacharel em Direito e regressou a Taubaté. No ano seguintefez planos de fundar uma fábrica de geleias, em sociedade com um amigo, mas passou a ocupar interinamente a promotoria de Taubaté e conheceu Maria Pureza da Natividade de Souza e Castro ("Purezinha").Em maio de 1907 foi nomeado promotor público em Areias, e casou-se com Purezinha, a 28 de marçode 1908. Exatamente um ano depois nasceu Marta, a primogênita do casal. Insatisfeito com a vida bucólicade Areias, planejou abrir um estabelecimento comercial de secos e molhados.

Em 1910 associou-se a um negócio de estradas de ferro e nasceu o seu segundo filho, Edgar. Viveu no interior e nas cidadespequenas da região, escrevendo paralelamente para jornais e revistas, como A Tribuna de Santos, Gazeta de Notícias do Rio de Janeiro e a revista Fon-Fon, para onde também mandava caricaturas edesenhos. Passou a traduzir artigos do Weekly Times para o jornal O Estado de São Paulo, e obras da literatura universal, também enviando artigos para um jornal de Caçapava. Contudo, era visível a suainsatisfação com a vida que levava e com os negócios que não prosperavam.

No ano seguinte, aos 29 anos, Lobato recebeu a notícia do falecimento de seu avô, o Visconde de Tremembé, tornando-se então...
tracking img