Entre nós

6177 palavras 25 páginas
ENTRE NÓS

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Programa de Pós Graduação da Universidade Presbiteriana Mackenzie – Gestão Estratégica de Pessoas, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Gestão de Pessoas.

Professora Ms. Míriam Rodrigues

São Paulo
2010

Resumo

A aquisição da MD, indústria farmacêutica de grande porte pela Multimarcas, indústria de bens de consumo de massa, caracterizou um momento conflitante de opiniões dentro da corporação. Todo o departamento administrativo junto com a diretoria, sediado em Goiânia seria transferido para a unidade industrial da MD em Barueri, no estado de São Paulo. Por se tratar de uma empresa pequena, a Multimarcas optou por manter as práticas institucionais da MB e aos poucos promover as mudanças necessárias. Este caso descreve a visão dos funcionários do departamento de recursos humanos da MD frente às mudanças, suas angústias, aprendizagens e reações dos funcionários perante a incorporação. O caso é relatado do ponto de vista de três funcionários incorporados pela Multimarcas e pode ser utilizado para discutir temas como mudança organizacional, fusão e aquisição de empresas.

Palavras chave: mudança, clima organizacional, aprendizagem.

O clima estava tenso na MD desde o dia que o Sr. Kawak gerente da área fiscal, durante uma conversa por descuido com o Sr. Jurandir gerente de RH (Recursos Humanos), deixara escapar que a empresa seria vendida para um grande grupo novo no mercado. A informação até então não estava confirmada, somente havia rumores entre os departamentos, porém o suficiente para causar sérias reações em toda a corporação.
Todos os funcionários do departamento de RH estavam nervosos com a nova notícia, pois seus empregos, que até então permaneciam garantidos, corriam sérios riscos.
Bruno e Ricardo, funcionários muito dedicados, não sabiam mais como disfarçar o nervosismo, não sabiam quais seriam as reações frente

Relacionados