Entre mitos e desafios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (551 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Entre mitos e desafios

O que há entre mitos e desafios
A visão do conhecimento da educação a distancia (EAD) tem defendido que ela e a solução para os problemas do ensino. Embora que enriqueceramuito, os processos de construção do conhecimento e esta nova modalidade traz consigo também novas contradições e desafios.
Bastam alguns equipamentos em tele postais para ampliar o acesso aoconhecimento e pessoas de qualquer ponto do país poder ingressar nos cursos que lhe interessam.
No entanto, é inegável que se são vencidas as distancias que nos afastam do conhecimento, ainda existe orisco de acirrar o abismo entre as classes mais poderosas e os excluídos, pelo menos enquanto não se define uma politica mais eficaz de democratização de acesso as tecnologias da comunicação e dainformação no país.
As turmas do EAD, em especial pela internet, trazem os currículos sem limites. Saberes até então excluídos no ensino invadem a cabeça dos estudantes e de forma transgressora, osconvidam a fazer links e ousar abrir janelas que trazem luzes inusitadas para os ambientes educativos.
O desconforto tipo de estudo ouvir professores ao longo de quatro horas por dia é livros esubstituído pela comodidade de aprender diante do computador, da tv, em salas de vídeo, podendo acessar livros, jornais e imagens com um simples clicar do mouse, em tempo real. Não é mais necessário o conceitode turma concebido na escola tradicional, quase sempre em função da faixa etária dos alunos, ou nos piores casos em função de gêneros (meninos e meninas). Temos turmas flexíveis, grupos autônomos dediscussão e chats, comunidades virtuais que configuram o conceito de inteligência coletiva, uma inteligência distribuída por toda parte, mas ha desafios abaixo custo do EAD que somente será alcançado sehouver poucos professores para muitos estudantes conectados com a realidade que interliga cidades e países, caem às fronteiras, mas paradoxalmente tanto o professor como o aluno, como os próprios...
tracking img