entre linhas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (373 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
(Pág.) 67

1 Como os filósofos do século XIX (Hegel e Comte) entendiam a história?
Augusto Comte partilhava dos mesmos ideais de Hegel acerca da filosofia. Segundo Hegel a história é a realidade,e a razão, a verdade e os seres humanos são essencial e necessariamente históricos. O filósofo alemão assim como o francês Comte entendiam que a história era contínua, sendo assim a história de cadasociedade uma etapa na cadeia de civilizações.

2 Como os filósofos do século XX passaram a pensar a história?
Os filósofos do século XX pensavam na história como descontínua onde cada sociedadetem sua história própria em vez de ser exclusivamente uma etapa numa história universal das civilizações.

3 Como era o otimismo dos filósofos do século XIX com relação às ciências e às técnicas?
Noséculo XIX havia uma ideia de progresso, entre os filósofos, ou seja, de que os seres humanos, as sociedades, as ciências, as artes e as técnicas melhoram com o passar do tempo, acumulam conhecimentoe práticas, de modo que o presente é melhor e superior, se comparado ao passado.

4 Por que, no século XX, desapareceu o otimismo com relação às ciências e às técnicas?
O otimismocientífico-tecnológico, no século XX, foi se esvaindo tendo em vista os episódios caóticos desse século, como as duas guerras mundiais, as ditaduras na América Latina e na África, o bombardeio de Hiroshima e Nagasaki adevastação de mares, florestas e terras e demais problemas ligados a enfermos.

5. Explique a distinção feita pela Escola de Frankfurt entre razão instrumental e razão crítica.

6. Por que osfilósofos do século XX não mantiveram o otimismo do século XIX com relação às revoluções sociais e políticas?

7. Explique como a filosofia do século XIX definiu a cultura.

S. Explique como osfilósofos do século XX concebem a cultura.

9. De acordo com o texto, por que a descoberta da ideologia, por Marx, e a do inconsciente, por Freud, ques¬tionaram o otimismo racionalista do século XIX?...
tracking img