Entre as figuras abaixo enumeradas, assinale aquela que não se enquadra no conceito legal de empresário: escolher uma resposta. a. o professor que ministra aulas particulares em domicílio. b. o vendedor ambulante

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1281 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CONCEITO DE MARKETING


De acordo com Richard Bagos, Marketing é o “processo de planejamento e execução desde a concepção, apreçamento, promoção e distribuição de idéias, mercadorias e serviços para criar trocas, que satisfaçam os objetivos individuais e organizacionais.”










EVOLUÇÃO DO MARKETING




Antes da revolução industrial a produção era basicamenteartesanal e os pedidos eram quase todos por encomenda.

Após a revolução surgiu a necessidade de produzir em série, principalmente os produtos básicos. Inicialmente os produtos eram padronizados, onde o cliente continuava a não ter muita escolha, não se preocupando em atender aos anseios e desejos particulares do mercado, sendo que os padrões de vida estava estagnado em níveis muito baixos e oMarketing era considerado uma atividade isolada. Logo em seguida começou a segmentação do mercado, onde surgiram mais fábricas e a características diferentes para os produtos.

Apesar dos produtos não serem mais padronizados, os clientes ainda não eram o foco do mercado. Então tendo em vista que cliente satisfeito significa lucratividade para empresa, a preocupação com o cliente começa aaparecer e novos produtos e serviços são criados para atender suas necessidades e desejos. As empresas passam a criar departamentos de pesquisa, propaganda e desenvolvimento de novos produtos, serviços e de mercado, ocorre então uma maior produção e ampliação doa negócios.

Nos tempos atuais o mercado começa a distinguir consumidor de cliente, sendo que cliente é que compra e consumidor é aqueleque consome e a atenção é voltada para o consumidor.

Quatro fases marcaram a evolução do marketing:



















Marketing de massa

Entre os anos de 1950 a meados de 1960, as empresas produziam sem preocupar- se com a concorrência ou diversidade de seus produtos. Existiam poucas empresas, às vezes uma para cada tipo de produto ou serviço, e o cliente sevia obrigado a adquirir o que lhe era ofertado, já que não havia opções de escolha. Conseqüentemente a demanda era maior do que a oferta, e toda produção era vendida. O cliente não recebia tipo de atenção, pois a orientação da época era o produto.




Marketing de segmentação

Com a necessidade de dividir o mercado em vários grupos, surge o marketing de segmentação. Teve sua faseentre os anos 70 a 80, tendo como orientação o mercado.

A segmentação dói de fundamental importância para atender os clientes. As

necessidades e os desejos das pessoas não são iguais, varia de região para região, depende dos costumes e de cultura dessas regiões.

As empresas começaram a fabricar o mesmo produto, mas com características diferentes para se adaptar a cada pessoa. Surgeantão a competitividade no mercado e a preocupação com os consumidores. A quantidade de produtos ofertados era ligeiramente superior à demanda, já que começaram a existir os estoques. Essa fase recebe maior impulso a partir dos anos 80.

Marketing individualizado

Em meados de 1990 a 2000, começam a surgir novos produtos e serviços com orientação voltada para os clientes. Começa asurgir a fidelização, e com isso as empresas começam a desenvolver estratégias para que o cliente sempre volte a comprar na mesma loja.

O comércio implanta os serviços de pré- venda e abre um leque de diversidades de um mesmo produto para tender todos os tipos de clientes.

Marketing de ação

A orientação é destinada ao consumidor.

Com todo desenvolvimento do processoprodutivo, cada vez mais a concorrência fica acirrada e o vendedor do produto tem que estar atento às mudanças que o mercado oferece a cada dia. Assim quando alguém cresce no mercado, o outro diminui.

Cada vez ,ai é aplicado o produto ampliado para atender todas as necessidades de desejos dos consumidores e quanto mais completo for o produto e os serviços que o acompanham, mas satisfeito ficará...
tracking img