Entrada de mercadorias sap

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1887 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Processo de entrada de mercadoria via NF de fornecedor



1º Passo:



VL41 ( entrada de mercadoria global )


Preencher:


• Número do pedido do fornecedor ( quando tem apenas um pedido)
• Se não tiver o numero do pedido coloque o numero do fornecedor
• Centro (enter)






Ao dar enter aparecerá a seguinte tela:




Nesta tela colocar o número daNF no campo “nº nota de remessa”.




Clicar em “Processar, marcar tudo”. Neste momento todos os itens ficarão destacados em azul, pegue a NF e venha confrontando com a tela, item por item, a medida que os itens vão sendo localizados na nota, devem ser desmarcados na tela. No final apenas os itens que NÃO constam na nota é que ficarão marcados de azul na tela – neste momento clique em“Processar, eliminar”. ATENÇÃO: a quantidade que tem que estar exatamente igual a que está na nota, estando menor pode ser ajustada, se estiver maior e aparecer a mensagem “qtd. EM acumulada global ... cx é maior do que a qtd. do pedido”, pedir para o comprador ajustar ou fazer um pedido complementar, neste caso não salve até o OK de compras, sempre atentando para as embalagens múltiplas. Não liberecaminhão até que compras aprove todas as divergências que existem entre o pedido e a nota.

Atenção: Gerar uma EM Global para cada NF.

Ao salvar o sistema retorna para a primeira tela, informando lá em baixo, no rodapé, o número da VL41, este número tem que ser anotado no carimbo. Para salvar basta clicar no “disquete” na parte superior da tela.







Obs1.: Pode ocorrer de não haver pedidointegral ou parcial para alguns itens, neste caso COMPRAS deverá decidir se a carga poderá ser recebida ou não, criando ou complementando o pedido para o processo continuar. É importante confrontar todos os produtos da NF com o pedido, evitando o recebimento indevido de produtos sem cadastro, NENHUM PRODUTO PODE SER RECEBIDO SEM CADASTRO, outro erro que deve ser pego neste confronto, é o chamado“tiro” do laboratório, onde é enviada quantidade superior ao que foi solicitado.
Caso algum item seja recebido indevidamente na VL41, ele não poderá ser substituído, neste caso a VL41 terá que ser eliminada, para isso basta entrar na transação VL42, informar o número e eliminar. Se no entanto o erro for de quantidade, aí não há necessidade de exclusão, a VL poderá simplesmente seracertada na VL42.
Caso a NF tenha vários pedidos, ao invés de informar o número do pedido, tem que informar o número do laboratório, dar um enter e marcar os itens que serão recebidos.




Obs2.: Nesta transação é que você consultará os pedidos em aberto, no caso do lab. ter esquecido de informar o n.º do pedido na NF. Para efetuar esta consulta, basta preencher o campo “centro” e o númerodo fornecedor no SAP. Por exemplo: supondo que você queira consultar um pedido em aberto do lab. Ache para o centro SP01.








Após preencher o fornecedor e o centro, dê enter que ele abrirá esta tela:




Esta tela discrimina os pedidos que estão em aberto e seus respectivos produtos.








ATENÇÃO: NÃO RECEBER NADA QUE NÃO TENHA PEDIDO, SOMENTE O COMPRADOR PODERÁAUTORIZAR O RECEBIMENTO DE UMA CARGA SEM PEDIDO, NO CASO DELE OPTAR POR DEVOLVER, DOCUMENTEM ESTA DEVOLUÇÃO, ESCREVENDO ATRÁS DA NF QUE “O COMPRADOR TAL ESTÁ DEVOLVENDO A NOTA POR NÃO TER PEDIDO OU POR ESTAR EM DESACORDO COM O PEDIDO”.






























2º Passo:


ZMM1T ( emissão da planilha cega )


Informar o número da VL41, no caso de mais de uma VL41, informar todosos números, isto acontece quando o fornecedor fatura o pedido em várias notas, neste caso vocês terão que fazer uma VL41 para cada nota, mas na hora de imprimir a planilha cega, podem colocar todos os números de VL41 gerando uma planilha geral, desta forma fica mais fácil para o estoque contar.




Para gerar cliquem no “reloginho” ou F8.





Para imprimir esta tela basta clicar na...
tracking img