Entorsao, luxaçao, fraturas

626 palavras 3 páginas
Fratura

O que é?
Entende-se por fratura o rompimento total ou parcial de qualquer osso. A fratura é classificada quanto à relação do osso como o meio externo.

Quais os tipos de fraturas existentes?
Fratura fechada – é assim chamada quando a pele não é rompida pelo osso quebrado.
Fratura aberta ou exposta – ocorre quando o osso atravessa a pele e fica exposto. A possibilidade de infecção neste tipo de fratura é muito grande e, portanto, deve ser observada com atenção.
Fratura completa – abrange toda a espessura do osso.
Fratura incompleta – engloba parte da espessura do osso.

O que deve ser feito após uma fratura?
Faça um primeiro diagnóstico observando o que aconteceu. Normalmente a pessoa que sofreu uma fratura sentirá muita dor no local, ao apalpá-lo ou movimentá-lo.
Chame socorro imediatamente ou, se a pessoa estiver em condições de ser transportada de carro, leve-a um hospital.
Imobilize o membro fraturado segurando a área com firmeza ou com a ajuda de um papelão, dobrando-o em três (como se fosse uma calha). É possível ainda usar um pedaço de madeira, uma atadura e um lençol (sem apertar muito). A imobilização vai diminuir a dor.
A fratura que não é devidamente tratada pode causar uma deformação no osso, dor, artrose e problemas de movimentação.
Em caso de fratura exposta imobilize o membro como está e não tente colocar o osso no lugar. Cubra o local com um pano esterilizado ou bem limpo, para evitar o contato com o ambiente.

Se o socorro demorar, lave o local com água corrente abundante ou com soro fisiológico e seque com o pano limpo. Não coloque nenhuma outra substância.
Se houver um sangramento muito intenso, faça a compressão firme do local, segurando o membro na posição oposta ao fluxo do sangue. Exemplo: se a fratura for no pulso, faça a compressão no antebraço.

Entorse

O que é?
É uma lesão que ocorre quando se ultrapassa o limite normal de movimento de uma articulação. Normalmente, ocasiona distensão dos ligamentos e da

Relacionados