Entomologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1484 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Correlação entre a incidência de Cosmopolites sordidus (Coleoptera: Curculionidae) e a umidade do solo em bananal no Vale do Ribeira

Correlation between the incidence of Cosmopolites sordidus ( Coleoptera: Curculionidae) and soil water in bananas plantations in the Vale do Ribeira


Resumo
O objetivo desse trabalho foi avaliar a relação existente entre a população dabroca-da-bananeira, Cosmopolites sordidus (Coleoptera: Curculionidae), e a umidade do solo. O experimento foi conduzido no município de Juquiá–SP, durante setembro de 2007 a agosto de 2008, num bananal de 4 ha com plantas de 15 anos de idade pertencentes ao cultivar nanica. As amostragens foram realizadas quinzenalmente em 80 iscas tipo “telha”, distribuídas de maneira homogênea na área e substituídas a cada 15dias. A umidade do solo foi determinada pelo método gravimétrico e sendo correlacionado com o número de brocas constatadas, tendo uma média de 4,40 insetos com uma média de 50,56 de umidade. Considerando as condições em que o trabalho foi realizado foi observada que há influência da umidade em relação ao adulto de C. sordidus após 280 dias.
Palavras-Chave: Banana, broca-do-rizoma, umidade dosolo


Abstract

The objective of this study was to evaluate the relationship between the population of the banana root borer, Cosmopolites sordidus (Coleoptera: Curculionidae), and the soil water. The experiment was conducted in the municipality of Juquiá-SP, during September 2005 to August 2007, a 4 ha of banana plants with 15 years of age belonging to the dwarf cultivar. Samples weretaken biweekly type baits in 80 "roof", distributed evenly in the area and replaced every 15 days. Soil moisture was determined by gravimetric method and was correlated with the number of bits detected, with an average of 4.40 insects with an average of 50.56 in humidity. Considering the conditions under which the work was performed was observed that there is influence of moisture in the adult of C.sordidus after 280 days.
Key words: Banana, soil water, banana root borer


Introdução

A banana é a fruta mais produzida e consumida no mundo, sendo que 58 milhões de toneladas anuais, aproximadamente 24% são exportados pelos países produtores, sendo que a Guatemala destina mais de 90% de sua produção para as exportações e a Costa Rica mais de 80%, seguindo-se a Colômbia (72%),Equador (59%), e Honduras (51%). No entanto, o Brasil participa deste mercado exportador com apenas 0,66% (SILVA, 1999).
O Brasil possui a maior área plantada do mundo com banana, 518 mil hectares, entretanto ocupa apenas a segunda colocação no ranking mundial dos maiores produtores, com uma produção de 6,8 milhões de toneladas ao ano (Agrianual, 2001), Um dos fatores limitantes à produção é aocorrência de pragas, dentre as quais se destaca a broca-do-rizoma, Cosmopolites sordidus.
O inseto apresenta coloração preta, mede por volta de 11 mm de comprimento e 5 mm de largura. Os adultos têm hábito noturno e são encontrados em ambientes úmidos e sombreados, junto às touceiras, entre as bainhas foliares e nos restos culturais. A longevidade do adulto varia de alguns meses a dois anos(MESQUITA, 2003)
Para o desenvolvimento da cultura de banana, as precipitações pluviométricas devem estar acima de 1200 mm/ano e bem distribuídas (100-180 mm/mês) para não haver períodos de déficit hídrico, principalmente na formação da inflorescência ou no início da frutificação. Quanto ao solo, suas raízes na maioria (70%) se encontram nos primeiros 30 cm deste, no entanto este deve permitir queas raízes consigam penetrar, no mínimo, 60 a 80 cm de profundidade. Assim, os solos preferidos são os ricos em matéria orgânica, bem drenados, argilosos ou mistos, que possuam boa disponibilidade de água e topografia favorável. No entanto, tal umidade pode influenciar na população da broca-da-bananeira, aumentando sua incidência e provocando assim morte de plantas, principalmente as mais jovens,...
tracking img