Entidades filantropicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2059 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO
Introdução 9
Isenções para as Entidades Filantrópicas 9
Prestação de Contas e Auditorias nas Entidades Filantrópicas 10
Diferença da Filantropia para a Responsabilidade Social 11
Atuação de profissionais no Terceiro Setor 12
Controle Interno das Entidades Filantrópicas 13
Controle Externo das Entidades Filantrópicas 14
Fundamentação Teórica 15
Instituto Ronald Mc Donald15
O funcionamento do Instituto Ronald Mc Donald 16
Anexo 1 18
Anexo 2 19
Anexo 3 20
Metodologia 21
Justificativa 22
Conclusão 23
Referências Bibliográficas 24

Introdução

Entende-se por Atividade Filantrópica, toda e qualquer entidade sem fins lucrativos, que presta serviços a sociedade, prestando serviços a pessoas carentes. Vale mencionar que Atividades de Terceiro Setor eONGs são também entidades filantrópicas.
Essas entidades beneficentes, sem fins lucrativos, devem atuar no sentido de:
1. Amparar crianças e adolescentes carentes;
2. Proteger a família, a maternidade, a infância, a adolescência e a velhice;
3. Promover ações de prevenção, habilitação e reabilitação de pessoas portadoras de deficiências;
4. Promover, gratuitamente, assistênciaeducacional ou de saúde;
5. Promover a interação ao mercado de trabalho; e
6. Promover o atendimento e o assessoramento aos beneficiários da Lei Orgânica da Assistência Social e a defesa e garantia dos seus direitos.
Isenções para as Entidades Filantrópicas

Entidades caracterizadas como filantrópicas tem o direito a isenção da contribuição Previdenciária, que está previsto naConstituição Federal em seu art. 195, III. Mas é necessário que a entidade possua o certificado de Utilidade Pública Federal, Estadual e Municipal, além de ter o certificado de Entidade Sem Fins Lucrativos.

* Prestação de Contas e Auditorias nas Entidades Filantrópicas

A prestação de contas está ligada a administração da Entidade Filantrópica, em todos os seus âmbitos, desde o operacional atéo patrimonial. Envolve, portanto, a gestão financeira ou patrimonial, bem como a realização das atividades inerentes ao objeto social.
Com a auditoria operacional, será apurada a qualidade dos serviços prestados pela entidade filantrópica e definida a melhor forma para usar os recursos obtidos a cada exercício. A auditoria externa tem muita importância, uma vez que ela faz jus à autenticidadedos recursos obtidos e onde eles estão sendo investidos e a forma que a entidade está utilizando-os.
As demonstrações financeiras da entidade filantrópica devem compor-se de balanço patrimonial, demonstração de lucros e/ou prejuízos acumulados, demonstração de resultado do exercício, econômico, financeiro e as alterações patrimoniais ocorridas.

Diferença da Filantropia para a ResponsabilidadeSocial

É normal ver pessoas confundindo a Filantropia com a Responsabilidade Social, ou acreditar que ambas possuem o mesmo significado, quando na verdade tem conceitos e objetivos distintos.
A Filantropia recebe seus recursos através de causas sociais, caracterizando-se assim pelo imobilismo social, uma vez que não proporciona reflexão ao cidadão, mas apenas o conforta moralmente de estarajudando alguém mais necessitado ou carente do que ele.
Já a responsabilidade social, é uma ação transformadora, uma forma de inserção social, e tem como objetivo principal combater a exclusão social e promover a cidadania de uma parcela da população.

* Atuação de profissionais no Terceiro Setor

O trabalho no terceiro setor, muitas vezes, é motivado por satisfação pessoal. Mas a escolha defuncionários para essas entidades chega a ser exigente, onde solicitam qualificações como mais de um idioma, graduação e em alguns casos MBA.
Para cargos estratégicos é necessário nível superior, onde a formação específica ainda não é exigida, mas é desejável. Hoje podemos encontrar cursos voltados para o investimento, administração e entendimento do Terceiro Setor, em Instituições renomadas,...
tracking img