Enterprise resource planning

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1537 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO
FACULDADE DE TECNOLOGIA CAMPUS RESENDE
DEPARTAMENTO DE PRODUÇÃO
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

RESENDE - RJ
2013
CONSIDERAÇÕES ACERCA DE SISTEMAS DE ENTERPRISE RESOURCE PLANNING - ERP

Idoneu Mitrano Lima Junior
Gabriel Rodrigues
Jefferson Lima
Caio Simões

Artigo apresentado à Universidade do Estado do Riode Janeiro, curso de Engenharia de Produção referente à disciplina de Introdução à Engenharia de Produção.

Professora: Rita Bittar






RESENDE - RJ
2013

Sumário

Resumo 4
1. Introdução: Os sistemas de Enterprise Resource Planning – ERP 4
2. Funcionalidade e estrutura dos sistemas ERP 5
3. Considerações finais sobre os sistemas ERP 8
4.Referências bibliográficas 9

Lista de figuras
Figura 1: Estrutura conceitual dos sistemas ERP e sua evolução desde o MRP 6
Figura 2: Funcionalidades dos sistemas ERP 7

Considerações acerca de sistemas de Enterprise Resource Planning - ERP

Idoneu Mitrano Lima Junior (FAT/UERJ) mitrano_jr@hotmail.com
Gabriel Rodrigues (FAT/UERJ) gabrielrodriguesamaraldemello@hotmail.com
Jefferson Lima(FAT/UERJ) jeff.lima04@gmail.com
Caio Simões (FAT/UERJ) caiosimoesf@facebook.com

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar aspectos essenciais envolvidos na escolha, implementação e utilização de sistemas de Enterprise Resource Planning - ERP. O intuito é expor as principais características desses sistemas ressaltando os diferentes aspectos que interferem de modo significativo tanto emsua implementação como desenvolvimento organizacional. Em síntese, faz-se uma análise inicial sobre o tema, possibilitando a exposição dos conhecimentos produzidos nesse campo tal como os processos de informatização baseados em sistemas ERP.
Palavras-chave: Enterprise Resource Planning (ERP); Sistemas Integrados de Gestão; Informatização de processos.

1. Introdução: Os sistemas de EnterpriseResource Planning – ERP

A sigla ERP – Enterprise Resource Planning traduzida literalmente significa “Planejamento dos Recursos da Empresa”, contudo no Brasil estes sistemas também podem ser denominados como Sistemas Integrados de Gestão Empresarial, por controlarem e fornecerem suporte a todos os processos operacionais, produtivos, administrativos e comerciais da empresa. (PADILHA et al, 2005,p. 104).
Nas últimas décadas, um exponencial desenvolvimento tecnológico, motivado por diversos fatores, influenciou o aumento de utilização de sistemas informatizados dentro das empresas. Segundo Souza e Zwicker (2000, p. 46) os sistemas Enterprise Resource Planning, foram adotados a partir dos anos 90 pelas grandes corporações industriais e desde então vem sendo expressivamente significativopara o desenvolvimento do mercado de soluções de informática. Conforme os autores, tal crescimento foi ocasionado devido “as pressões competitivas sofridas pelas empresas, obrigando estas a buscarem alternativas para a redução de custos e diferenciação de produtos e serviços”. Em função desse novo contexto “as empresas foram forçadas a rever seus processos e a sua maneira de trabalhar”. Ou seja,As empresas reconheceram a necessidade de coordenar melhor as suas atividades dentro de sua cadeia de valor para eliminar desperdícios de recursos, reduzindo o custo e melhorando o tempo de resposta às mudanças das necessidades do mercado (SOUZA et al, 2000, p. 46).

Outro ponto importante destacado por Padilha e Marins (2005, 104) refere-se “às transformações do cenário mundial e dasorganizações que se desenvolveram rapidamente gerando um volume maior de informações, provenientes tanto do ambiente interno, quanto do externo”.
Assim, pode-se abordar que os sistemas de informação estão em evolução contínua desde que os processos produtivos e a cadeia produtiva começaram a despertar o interesse da alta administração (PADILHA et al, 2005, p. 103). Nesse raciocínio, vale os sistemas de...
tracking img