Entendendo o termo cliente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1430 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Título : Entendendo o termo Cliente
Conteúdo :
ENTENDENDO O TERMO CLIENTE


“Cliente. Deve-se considerar o cliente como o destinatário dos produtos da organização. Pode ser uma pessoa física ou jurídica. É quem adquire(comprador) e/ou que utiliza o produto(usuário/consumidor)” [FPNQ, 2004: p.50]

* * * * *

“Cliente designa uma pessoa ou unidade organizacional que desempenha papelno processo de troca ou transação com uma empresa ou organização.(...) O termo cliente refere-se às pessoas que assumem diferentes papéis no processo de compra, como o especificador, o influenciador, o comprador, o pagante, o usuário ou aquele que consome o produto, (...).” [Dias, 2003: p.38]

Título : Aula 02 - Clientes: definições e entendimentos
Conteúdo :

Aula 02
CLIENTES: definições eentendimentos


2 – CLIENTES: definições e entendimentos


Objetivo
Ao final desse módulo, você vai ser capaz de compreender termos como cliente, comprador, cliente final, consumidor etc., objetivando que não ocorram interpretações errôneas em outros momentos, uma vez que, embora muitos dos termos sejam semelhantes, não são sinônimos e, uma boa identificação dos casos estudados requersaber exatamente quem é quem no contexto dos clientes e das organizações.

Síntese
Você verá que a nomenclatura (termos e significados) é fácil e simples, e representará interferência direta em seu dia a dia. Por exemplo, reflita sobre o seguinte: ‘Eu vou ao supermercado comprar iogurte para o meu filho, e pago com o cartão de crédito de minha esposa?’ No contexto do relacionamento comclientes (mercadológico) ‘quem sou eu, quem é minha esposa e quem é meu filho’?


2.1Definições Básicas

Abaixo você encontrará algumas definições e conceitos de cliente dentre outros, que servirão de apoio para que haja entendimento em cada um dos módulos desta disciplina.

2.1.1 Cliente

“Cliente designa uma pessoa ou unidade organizacional que desempenha papel no processo de troca outransação com uma empresa ou organização. (...) O terno cliente refere-se a pessoas que assumem diferentes papéis no processo de compra, como o especificador, o influenciador, o comprador, o pagante, o usuário ou aquele que consome o produto”. (Bretzke, apud Dias, 2003, p.38).

“Constituinte, em relação ao advogado, ou procurador. Divididos em mercado-alvo, podem ser: consumidores, industriais,revendedores, empresas governamentais e internacionais. 2. Forma pela qual os publicitários designam os anunciante, os empresários em geral, quando vinculados a uma agencia de propaganda.” [Moreira; Pasquale; Dubner. 1999, p.89]

”Deve-se considerar o cliente como o destinatário dos produtos da organização. Pode ser uma pessoa física ou jurídica. É quem adquire (comprador) e/ou que utiliza oproduto (usuário / consumidor).” (FPNQ, 2004: p.50).

“Designa uma pessoa ou unidade organizacional que desempenha papel no processo de troca ou transação com uma empresa ou organização.(...) O termo cliente refere-se às pessoas que assumem diferentes papéis no processo de compra, como o especificador, o influenciador, o comprador, o pagante, o usuário ou aquele que consome o produto, (...).”(Dias, 2003: p.38).

2.1.2 Compostos de Marketing: 4Ps e 4C’s

Os 4Ps representam a visão que a empresa vendedora tem das ferramentas de marketing disponíveis para influenciar compradores. Do ponto de vista de um comprador, cada ferramenta de marketing é projetada para oferecer um benefício ao cliente. Robert Lauterborn sugeriu que os 4Ps do vendedor correspondem aos 4Cs dos clientes.
Aco-relação sugerida por Robert Lauterborn:

Produto --------- Cliente (solução para o)
Preço --------- Custo (para o cliente)
Praça --------- Conveniência
Promoção --------- Comunicação.

O foco do marketing é o cliente e para tanto é preciso proporcionar conveniência, comunicar essas conveniências, sempre ao menor custo para não pesar no orçamento do...
tracking img