Entendendo o comportamento organizacional através das relações interpessoais

Páginas: 11 (2682 palavras) Publicado: 28 de outubro de 2011
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA - FACINTER
ROSIELE GUIMARÃES KUSDRA – RU: 233096

ENTENDENDO O COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
ATRAVÉS DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS

CASTRO
2009
ROSIELE GUIMARÃES KUSDRA – RU: 233096

ENTENDENDO O COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
ATRAVÉS DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS

Trabalho apresentado às disciplinas “Marketing Pessoal”e “Organização do Trabalho e Comportamento Organizacional ”, do curso de Pós-Graduação MBA em Gestão de Recursos Humanos, da Faculdade Internacional de Curitiba, Facinter.

Professores: Elaine Arantes e João Henrique Lima.

CASTRO
2010
INTRODUÇÃO
Esta discussão tem por objetivo a ampliação do conhecimento adquirido nas aulas da Pós Graduação MBA Emgestão de Recursos Humanos, através das disciplinas: “Marketing Pessoal” e “Organização do Trabalho e Comportamento Organizacional”.
Durante este processo de discussão, buscamos nos posicionar enquanto gestores ou líderes de uma empresa, e não na visão do liderado. Assim, tratamos o comportamento organizacional, através das relações interpessoais, entendendo as relações de trabalho docomportamento dos colaboradores nas relações que desenvolvem no ambiente de trabalho. Esta ação traz subsídios ao gestor, que conhecendo sua equipe e suas relações, poderá desenvolver estratégias para potencializar esta, e mais, fazer com que seus membros permaneçam na empresa.
Discutindo ainda o comportamento, levantamos algumas questões como as características fundamentais, os mecanismos decontrole comportamentais e as formas que estes se estabelecem na organização. Tratamos também sobre a influência do comportamento dos indivíduos na organização, bem como, a influência que esta exerce na vida de seus profissionais, moldando-os segundo as exigências do mercado tanto quando as exigências da cultura organizacional.

ENTENDENDO O COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL ATRAVÉS DAS RELAÇÕESINTERPESSOAIS
Lidar com a diversidade humana em uma empresa, mais especificamente em um grupo de trabalho, não é tarefa simples. Entretanto não podemos permitir que tal diversidade, atrapalhe no desenvolvimento de uma equipe e de um projeto. O desenvolvimento de um projeto exige como pré requisito a eficiência da equipe, exige que se parta do individualismo para ações coletivas e conjuntas. Nestaperspectiva é interessante, e senão fundamental, ao gestor, entender, observar e conhecer os diferentes membros que compõem sua equipe. Não falamos de características pessoais, valores, mas de observar os comportamentos através dos relacionamentos estabelecidos na equipe, buscando conhecer estes indivíduos através das relações interpessoais.
Um gestor que conheça os membros de sua equipe irásaber os seus objetivos, as suas motivações, as suas prioridades, e assim, saberá usar métodos que a façam permanecer na empresa. Por exemplo, se um colaborador preza pela comunicação clara e informações transparentes, sentir se á confortável num ambiente organizacional onde gestores se comunicam claramente com a equipe e com as demais áreas. Isto assegura que este colaborador tenha as informaçõesque precisam para executar suas atribuições e atender os clientes da maneira mais eficiente possível. Assim desenvolver um plano de comunicação estratégico seria uma das formas de reter este colaborador, dando feedback a este. Moscovici (2004, p. 54), diz que feedback é “a comunicação a uma pessoa ou grupo no sentido de fornecer-lhes informação sobre como sua atuação está afetando outras pessoas.Ajuda o indivíduo ou grupo a melhorar o seu desempenho”. Assim vemos que no próprio conceito de feedback se explica a sua necessidade para um colaborador que priorize isto em suas relações interpessoais.
Desta forma, se as relações interpessoais são consideradas questões a serem observadas para reter os colaboradores em uma organização, da mesma forma será imprescindível que estes tenham e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Clima organizacional e relações interpessoais
  • Relações humanas e comportamento organizacional
  • Análise das relações interpessoais na escola através de filmes
  • Comportamento organizacional dinâmicas das relacões interperssoais
  • Relaçoes interpessoais
  • Relações interpessoais
  • Relacoes interpessoais
  • Relações interpessoais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!