Entendendo a cadeia de suprimentos hermes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2301 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
* A Empresa
A tradicional e sofisticada marca francesa HERMÈS, começou sua história em 1837 quando um seleiro, Thierry Hermès, abriu uma oficina em Paris onde vendia acessórios em couro como baús para carruagens, selas, rédeas, estribos, cintos com porta-moeda, botas e luvas. Com o advento do automóvel, a marca se reinventou. A técnica do pesponto no couro foi adaptada às linhas de bagagens,bolsas e carteiras em 1918.
Ainda nesta década, seu neto, Émile-Maurice, começou a desenhar roupas feitas de couro de veado, o que culminou o lançamento da primeira coleção feminina no ano de 1929.
O principal negócio da empresa era a produção artesanal de peças de couro, apesar de ter se tornado famosa por dois produtos: lenços de seda com motivos eqüestres e a bolsa de couro em forma detrapézio chamada “Kelly”.

A tradição de criar objetos para a casa vem desde a origem da marca. No início, eram produzidas apenas pequenas peças como cinzeiros e toalhas. Em 1974, surgiu o departamento Maison, na loja de Faubourg, em Paris, com a venda dos primeiros conjuntos de toalhas impressas, conhecidas como Léopards. Atualmente, o departamentode lifestyle do grupo desenvolve coleções de mobiliário para escritório, mesa e tapeçarias.
A chave do sucesso da grife francesa sempre foi à elegância e a sobriedade em suas coleções. HERMÈS não é uma marca que segue qualquer estilo, busca criar tendências com estilo próprio. Sua união entre tradição e inovação, entre tecnologia e talento, é o segredo que confere tamanho frescor a uma marcanascida no século 18.
A demora em conseguir os itens mais celebrados da marca, como a Kelly, uma tradicional bolsa executiva, e a Birkin, feita especialmente para Jane Birkin (que é co-autora da bolsa), gerou uma das maiores lendas envolvendo a HERMÈS: a fila de espera.
Entre seus principais clientes estão rainha Isabel II da Inglaterra, Grace Kelly, Audrey Hepburn, Catherine Deneuve,Jacqueline Bouvier Onassis e mais recentemente Sharon Stone, Sarah Jessica Parker, Hillary Clinton, Elle Macpherson e a cantora Madonna.
Desenhados por artistas conhecidos, os lenços seguem um longo processo de fabricação, que pode chegar a 30 meses, e necessitam em média de 24 cores diferentes. São vários modelos, longos, triangulares e quadrados, e o mais famoso é o carré Hermès, de 90×90 cm. Um luxotipicamente francês.
O sucesso destes lenços não se mede apenas por quem os usa, mas também pelo número de pessoas que os compram: a cada 25 segundos é vendido um novo exemplar em algum lugar no mundo, principalmente no período do final de ano. Por ano são lançadas duas coleções contendo 12 lenços que custam em média US$ 375 cada.
Os tradicionais lenços de seda são feitos, até hoje, em umateliê em Lyon (região sudeste da França) de forma artesanal. Calcula-se que já tenham sido fabricadas 2.500 estampas por diferentes designers e artistas plásticos. Para garantir este status a marca mantém uma intransigência quase visceral em relação aos padrões exigidos para as matérias-primas empregadas na confecção de seus artigos.

* A empresa no Brasil
A presença da marca no país aindaé nova porém sua imagem no mercado internacional é símbolo de luxo, elegância e tradição. Marcando presença em 65 países em 2009, a empresa comercializa a concessão no Brasil ao grupo JHSF, com sua primeira loja no distinto Shopping paulistano, Cidade Jardim.
Com um faturamento de 1,91 bilhões de euros e um lucro estimado de 15,7 milhões a marca conquistou o mundo da moda apresentando um valorde mercado da ordem de 4,7 bilhões de dólares. Apesar de importar toda a sua produção, desde o início dos anos 90, 100% da seda adquirida pela HERMÈS são originárias de plantações no Paraná e no Mato Grosso.

* Atuação no mercado B2B e B2C
A empresa se caracteriza como uma loja varejista, portanto atua tanto no mercado B2B, quanto B2C.
Atuação no B2C
A loja no Brasil possuí um...
tracking img