Entenda darwin

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (286 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Existem processos evolutivos que proporcionaram a diversificação da vida. Antes de falarmos dos processos de especiação, iremos definir o que é espécie e subespécie? São a mesma coisa?   Bom podemos definir espécie como: grupo de organismos vivos muito semelhantes entre si e que se cruzam gerando descendentes férteis. Já a subespécie é definida como: populações deuma mesma espécie que se difere entre si quanto a determinadas características e que podem se cruzar, porém na natureza estão separadas/isoladas geograficamente.
   Exemplo: dois tigres[pic]

   Apesar de terem características semelhantes, eles ocorrem em locais diferentes: O primeiro que é o Tigre de Bengala (Panthera tigris tigris) ocorre na Índia, o segundo que éo Tigre de Sumatra (Panthera tigris sumatrae) ocorre em uma ilha na Indonésia. São subespécies que não se encontrariam naturalmente na natureza, porém em cativeiro eles podem se cruzaroriginando descendentes férteis.
   Mas e ae... como ocorre a Evolução?
  Existem dois níveis em que ocorre a evolução a Anagênese (microevolução) que é a transformação progressiva deuma espécie com mudanças graduais que levam à adaptação evolutiva. E a Cladogênese (macroevolução) que é o processo no qual duas populações são isoladas e com o decorrer do tempo sediferenciam originando duas novas espécies. (dêem uma olhada no livro de vocês na Figura 11.1)
   Sobre a origem das espécies, dois pensamente vem sendo discutidos: o gradualismo e oequilíbrio pontuado. O primeiro diz que ocorre a evolução gradualmente mas criticam que não há evidências que comprovem isso e que existem muitas espécies diferentes. O outro beseia-se naseleção estabilizadora e diz também que as populações passam períodos de tempo evoluindo lentamente ou parados sem alterações seguidos por períodos rápidos de grandes mudanças.
[pic]
tracking img