Entalpia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (600 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
INSTITUTO DE PATOLOGIA TROPICAL E SAÚDE PÚBLICA
CURSO DE GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA


PEDRO SOARES PORTO

TERMODINÂMICA

GOIÂNIA
2012

EQUAÇÕESTERMOQUÍMICAS:
Uma equação termoquímica é uma representação da reação química onde podemos encontrar a variação de entalpia do processo e também os estados físicos dos produtos e dos reagentes. O sinal daentalpia nos indica se a energia foi liberada ou absorvida na reação. Positivo indica que foi absorvido (endotérmica) e negativo significa que foi liberado (exotérmica).
Por exemplo: CO2(g)+ 2H2O(l) →CH4(g)+ 2 O2(g) ∆H = +890 kJ
CALOR DA REAÇÃO:
O calor de reação representa toda a energia que foi consumida ou liberada durante uma reação química. O calor de toda reação que ocorre a temperatura de25° C e pressão 1 atm é tido como o calor padrão de formação.
ENTALPIA PADRÃO DE REAÇÃO:
Em toda reação o calor liberado ou absorvido depende do estado físico dos reagentes. O calculo daentalpia padrão de reação é baseado na reação quando reagentes em estados padrões (estado padrão é quando a concentração é de 1 mol/L) formam produtos em seu estado padrão.
Por exemplo : CH4(g)+ 2O2(g) →CO2(g)+ 2 H2O(l) ∆H= −890 kJ

RELAÇÃO ENTRE ∆U E ∆H:
O ∆U é usado para calcular a variação de calor ocorrida em uma reação num ambiente de volume constante, já o ∆H é usado para o calculo davariação de de calor em uma reação que acontece em um ambiente com pressão constante.

LEI DE HESS:
Quando tivermos uma reação final, a sua entalpia será a soma de todas as entalpias das etapasque a reação passou. Com o uso dessa lei é possível determinar a entalpia de uma determinada etapa que a reação passou.
Exemplo :
Pode-se ver que para chegar na reação final foi necessário passarpor duas etapas. A primeira é a oxidação do carbono a monóxido de carbono. A segunda etapa é a oxidação do monóxido de carbono a dióxido de carbono

ENERGIA DE LIGAÇÃO:
Para que uma...
tracking img