enssai a cegurira

427 palavras 2 páginas
O filme Ensaio Sobre a Cegueira relata uma pandemia conhecida com “Cegueira Branca” onde toda a população de uma cidade, exceto a mulher de um oftalmologista, perde a visão nítida das coisas e começa a enxergar tudo como um clarão branco.

filme , nos desperta sentimentos como revolta, asco e pena para com os personagens da trama, pois demonstra claramente onde pode chegar o nível do instinto e do caráter humano, tanto para o bem, quanto para o mal.

Em seu início, aparece o bom samaritano que se prontifica a auxiliar a primeira vítima, porém esse bom “samaritano” nada mais é do que um ladrão que se aproveita da situação para tirar vantagem de um cego e que após roubá-lo, acaba contraindo o vírus da cegueira e se reencontra com ele no abrigo.

Esse fato me faz refletir em quantas vezes, por maldade, má índole, ou inconscientemente, sendo do próprio instinto humano vil e oportunista, pessoas se beneficiam em alguma situação e depois recebem ajuda das pessoas lesadas em algum determinado momento de suas vidas?

Em um momento de extrema necessidade, onde somente uma pessoa não perde sua visão, ela se entrega de corpo e alma a uma situação de extremos (falta de comida, higiene, tendo que conviver com pessoas que nunca havia tido contato antes) para ficar ao lado do marido e ajudá-lo a conduzir uma situação em que ele ser tornara vulnerável a tudo.

A solidariedade, o “se colocar no lugar dos outros”, a esperança de que tudo irá melhorar e o espírito Da.,em uma situação difícil as pessoas deveriam se unir
Mas quando alguém tem alguma vantagem sobre os outros,ele tira aproveito sobre isso
A dignidade já não importa e a moral perde o valor
O homem se torna selvagem ou digamos que aflora o que já esta dentro dele
Abondonados pelo estado ,jogados a própria sorte e tendo que sobreviver pelo instinto
Mas como podemos ver unidos conseguimos atravessar obstáculos e aprendemos a usar outro instinto em nos ,,o afeto carinho amor incondicional ,em todas as

Relacionados