Ensino e aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3566 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

ROSIMEYRE KOCSIS DE OLIVEIRA BRANDINO, RU 805324, 2012/08.

PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL – MATERIAIS DIDÁTICOS

TATUÍ 2012

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

ROSIMEYRE KOCSIS DE OLIVEIRA BRANDINO, RU 805324, 2012/08.

PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL - MATERIAIS DIDÁTICOS

Relatório Pesquisa e prática Profissional – MateriaisDidáticos apresentação à UTA – Educação Ciência e Tecnologia no Curso de Pedagogia a Distância do Centro Universitário Internacional UNINTER. Tutora Local: Michele Paixão de Luna Centro Associado: Tatuí

Tatuí 2012

Introdução

Este trabalho tem como objetivo propiciar um campo de experiências e conhecimentos que constitua em possibilidade de articulação teórico-prática e que estimule ainquietação intelectual dos alunos. Como e por que surgiu o material didático? Qual sua função? Como deve ser usado? O que é material didático? Com base em pesquisa, vamos falar sobre o material didático usado na formação do professor e sua utilização em sala de aula. O papel fundamental do professor é transmitir aos alunos o seu conhecimento, o material didático vem para auxiliá-lo na sala de aula,dando mais motivos para o aluno se interessar pela matéria. O profissional deve saber usar o material didático, pois se não souber apresentá-lo o trabalhá-lo, de nada adiantará.

O MATERIAL DIDÁTICO NO COTIDIANO DO PROFESSOR A definição de material didático vincula-se ao tipo de suporte que possibilita materializar o conteúdo. Esta condição foi definida pelo historiador francês Chartier (2000,p. 61-62) ao afirmar que o texto não existe fora dos suportes materiais que permitem sua leitura (ou sua visão) e nem fora da oportunidade na qual pode ser lido (ou possibilitar sua audição). No início da década de 2000, o professor Pfromm Netto (2001), em seu livro sobre as mídias educativas, anunciou as transformações dos meios e apontou a importância do emprego dos recursos tecnológicos naeducação. O autor defende que os avanços resultam em aprimoramento do material didático, ou seja:
“Tanto nas áreas de matérias impressos como nas áreas da televisão, rádio, informática educativa, ocorreu um refinamento inegável nos procedimentos de produção de materiais para fins de ensino, que gerou uma linguagem, novos esquemas de trabalho, novas concepções, novas técnicas e novos instrumentos deavaliação”.(Pfromm Netto, 2001, p. 38)

Esses apontamentos confirmam que o cenário educacional contemporâneo demonstra interesse pelas novas tecnologias, como a internet e audiolivros, o que implica em constantes mudanças e inovações na produção do material didático.

EDUCAÇÃO E SUA AMPLA DEFINIÇÃO Segundo Calleja (2008), “a Educação é a ação que desenvolvemos sobre as pessoas que formam asociedade, com o fim de capacitá-las de maneira integral, consciente, eficiente e eficaz, que lhes permita formar valor dos conteúdos adquiridos, significando-os um vínculo direto com seu cotidiano para atuar consequentemente a partir do processo educativo assimilado”. Com essa visão, Calleja coloca o papel fundamental da educação como princípio de vida, no qual a pessoa nasce, cresce e se desenvolvena sociedade de acordo com a educação que recebe no meio em que vive.

Embora suas definições possam parecer diferentes, no âmbito cultural tem o mesmo sentido. A Educação recebida através do ensino, em salas de aula deve-se à pesquisa realizada pelos profissionais, assim sendo, que: Segundo Vera Lúcia Menezes de Oliveira, os cursos para formação inicial de professores tem mantido o foco deatuação nas teorias pedagógicas, nas teorias de desenvolvimento e na didática, ambas apresentadas sem se deterem na questão que deveria ocupar o centro da preocupação desses cursos: como ensinar. As universidades tem uma maior preocupação em formar pessoas com vasta teoria, do que teóricos-práticos, com experiência no campo em que atuam. A prática mais comum com relação ao uso do material didático...
tracking img