Ensino e aprendizagem da leitura e da escrita

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (763 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ENSINO E APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA

INTRODUÇÃO

Como sabemos, ensinar os alunos a ler e escrever é uma das principais tarefas da escola. A leitura e a escritasão muito importantes para que as pessoas exerçam seus direitos, possam trabalhar e participar da sociedade com cidadania, se informar e aprender coisas novas ao longo de toda a vida. Na escola,crianças e adolescentes precisam ter contato com diferentes tipos de textos, ouvirem histórias, observar adultos lendo e escrevendo. Precisam participar de uma rotina de trabalho variada e estimulante e,além disso, receber muito incentivo dos professores e da família para que, na idade adequada, aprendam a ler e escrever.
Portanto a criança precisa de incentivos para conhecer os diferentes tipos detextos, possibilitando um mundo letrado, onde ela possa refletir e aprender a leitura e a escrita de forma prazerosa, tendo a escola e a família unidas para obter resultado satisfatório para aaprendizagem.



ENSINO E APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITAPara garantir que todos os alunos aprendam, a escola precisa ter uma proposta pedagógica com orientações claras para a alfabetização inicial. É na proposta pedagógica que ficam definidos quais osobjetivos para cada etapa, que tipo de atividade precisa ser realizado na sala de aula e na escola, como será a avaliação. Orientados por essa proposta é que os professores planejam suas aulas. É muitoimportante também que os pais conheçam essa proposta e recebam orientações sobre a melhor forma de acompanhar o aprendizado dos seus filhos.
Esse compromisso com a aprendizagem de todos os estudantesdeve ser assumido como uma das principais responsabilidades da equipe de gestão da escola, formada pela direção e pela coordenação pedagógica ou supervisão de ensino. A equipe de gestão deve ajudar os...
tracking img