Ensino superior privado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3142 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Ensino Superior Privado: Uma Análise Estrutural



1 Introdução
O ano de 1996 ficou marcado pela profunda alteração na legislação educacional que provocou, entre outras coisas, o crescimento na oferta de vagas para o ensino superior, reduziu as barreiras de entrada e aumentou a competitividade no setor de educação superior. A nova realidade de mercado fez com que as instituiçõeseducacionais buscassem novos instrumentos no sentido de se posicionarem estrategicamente em meio às mudanças.
Esse modelo de expansão desembocou na intensificação da concorrência, com a conseqüente redução do valor cobrado pelas mensalidades. Essa redução não necessariamente esteve associada a uma estratégia de baixo custo, mas consistiu na única alternativa para captar mais alunos, face àsimilaridade dos cursos oferecidos. O resultado foi, segundo Gomes (2003), a queda das margens de lucro, não apenas em decorrência da redução do valor cobrado pelas mensalidades, mas também pelo aumento dos custos de captação de novos alunos.
Segundo Schwartzman (2003), o ensino superior vive um momento ímpar e paradoxal. A expansão da oferta é acompanhada da estagnação ou até da redução do alunado edo faturamento das instituições privadas.
Estudos mais recentes sobre o setor privado têm tratado de entender melhor as funções pedagógicas e educacionais que este setor desempenha, como parte de um sistema de educação superior de massas que está se formando, dentro do qual o modelo universitário tradicional não pode ser senão uma parte de um todo mais amplo. Poucos são os estudos , no entanto,sobre o ensino superior privado como um setor econômico.
Assim, no momento de profundas e significativas transformações no ambiente competitivo e na gestão das IES, o objetivo deste trabalho é entender a indústria da educação superior.
Além dessa introdução, na segunda seção será discutida a evolução das instituições de ensino superior privado. Na terceira seção, foi feita uma análise dessasinstituições. Na quarta e na quinta seção discute-se a estrutura e as estratégias das instituições de ensino superior privado. Por fim, são apresentadas as conclusões.

2. EVOLUÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
É no final do século XIX que começam a surgir instituições de ensino superior privado (IES privadas) no Brasil. Como marcos evolutivos destacam- se quatro grandes momentos da históriadestas instituições. No primeiro momento, de 1933 a 1960, o ensino superior privado cristaliza-se na realidade do país, através de instituições de pequeno porte. No segundo período, que vai de meados dos anos 1960 a 1980, verifica-se a predominância das IES privadas no total de matrículas de ensino superior no país.
No terceiro momento, de 1980 a 1994, o setor privado já respondia por 62,9% dototal de matrículas de ensino superior. Contudo, para entender melhor essa expansão, faz-se necessário evidenciar o caráter complementar das IES privadas em relação às públicas, já que estas não conseguiram absorver a demanda em sua totalidade, voltando-se mais para a pesquisa e, conseqüentemente, limitando sua expansão. Assim, foi aberto espaço para a expansão das IES privadas.
O quarto momento,de 1994 a 2009, será analisado no decorrer do trabalho: a nova expansão, a atual configuração desse setor e sua projeção para o futuro.

3. ESTRUTURA DE MERCADO NO ENSINO SUPERIOR

As transformações ocorridas no Ensino Superior Brasileiro diante das mudanças originadas pela nova LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) de 1996 e a conseqüente abertura de um mercado com uma elevada demandareprimida criaram um ambiente de oportunidades no mercado de ensino superior que se tornou progressivamente competitivo no setor privado. Na construção da nova arquitetura do mercado de ensino superior, a flexibilização acadêmica e a autonomia adquirida pelas IES na criação, manutenção e disponibilidade de vagas e de seus processos seletivos de ingresso tornaram-se as balizas chaves para o...
tracking img