Ensino religioso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1012 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução:
O trabalho fala sobre o ensino religioso, a sua história que começa com a chegada dos portugueses ao Brasil no inicio da colonização através dos padres que queriam inserir o ensino com a doutrina da religião católica romana.
Em 1889 com a Proclamação da República, a igreja e o estado se separam ocorrendo assim a diversidade religiosa nas escolas, mas não deixando de ocorrer aprática em algumas escolas. Mesmo sendo sujeita ao estado no ano de 1934 as escolas ainda sendo laicas, publicas e gratuitas, os padres conseguem vencer mais uma batalha fazendo assim que o catolicismo seja classificado como a religião Oficial do Brasil.
Explicamos também sobre o que estuda o ensino religioso que são as diversas tradições e culturas religiosas, ministrada através do conhecimento dabíblia sagrada, como a Origem da Vida na Terra, as concepções do que é certo e errado, quem foi o homem chamado Jesus Cristo, onde seu nascimento foi o maior acontecimento da história da humanidade segundo os cristãos.
E o quais as exigências que um professor de ensino religioso deve ter além do professor ser portador do diploma de nível superior também deve possuir o diploma em cursos teológicoscomo bacharéis em teologia.
Postamos duas reportagens de como o ensino religioso vem sendo cada vez mais questionado pelos meios de comunicação como era em 2008 e atualmente em 2011 que está gerando muitas polêmicas.












A História do Ensino Religioso no Brasil
Tudo começou no inicio da colonização do Brasil que foi realizada pelos portugueses quando chegaram ao Brasil atravésdos padres que queriam inserir o ensino com a doutrina da religião católica romana.
Mais tarde com a proclamação da República em 1889, se estabelece a separação entre igreja e estado ocorrendo assim o reconhecimento da diversidade religiosa, mas não deixando de existir a prática em algumas escolas. Em 1934 ocorre a constituição que sela novamente a aproximação da igreja católica e o Estadofazendo assim com que o catolicismo seja classificado como a religião Oficial do Brasil, entretanto seria submissa ao estado perdendo espaço nas escolas e na sociedade geral, passando assim ser um Brasil com escolas laicas, publicas e gratuitas.
Nesse período a Igreja Católica se colocou contrária ao estado que defendia a Escola Nova, ocorrendo vários debates envolvendo Anísio Teixeira “ jurista,intelectual, educador e escritor brasileiro” e Fernando Azevedo “Professor, educador, crítico, ensaísta e sociólogo” que foram bastante criticados como homens materialistas, entretanto, mesmo assim, a corrente católica vence mais essa batalha, fazendo valer suas opiniões em uma legislação aprovada.
A partir de 1988 pelo processo constituinte, o Ensino Religioso vai efetivando sua construção comodisciplina escolar, fazendo assim com que os alunos tenham conhecimento sobre a religiosidade brasileira conforme a LDB. Sendo assim, o estado, a escola e a sociedade não devem considerar o Ensino Religioso como uma simples formação religiosa nem considera-lo como Catequese ou uma ação pastoral, é necessário compreendê-la como componente curricular cujo conteúdo seja o fenômeno religioso.




Oque é o Ensino Religioso?
O Ensino Religioso é uma das áreas de conhecimento no qual estuda as diversas tradições e culturas religiosas, caracterizado como um espaço de reflexão dos valores humanos. Ele funciona através do conhecimento da bíblia sagrada, como a Origem da Vida na Terra, as concepções do que é certo e errado, quem foi o homem chamado Jesus Cristo, onde seu nascimento foi o maioracontecimento da história da humanidade segundo os cristãos.
Para se lecionar no ensino religioso são feitas algumas exigências legais segundo a LDB além do professor ser portador do diploma de nível superior também deve possuir o diploma em cursos teológicos como bacharéis em teologia. Mas como o curso de teologia não é reconhecido pelo Ministério de Educação e Cultura então são considerados...
tracking img