Ensino religioso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1145 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de fevereiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Sociologia
Plano de Aula  Ensino Médio
Conscientize os jovens sobre sexo e prevenção das DSTs
Bases Legais
Ciências Humanas e suas Tecnologias
Conteúdo
Cultura
Objetivos
Conscientizar os alunos sobre a importância do uso de camisinha
Conteúdo relacionado
Reportagem da Veja:
* Virgens, mas não santos
Introdução
O sexo dos anjos, como reza a lenda, pode até ser indefinido, mas odos jovens na vida real parece ser um eterno misto de prazer e perigo. VEJA informa que nos Estados Unidos, terra varrida por uma onda neoconservadora, o governo prega a virgindade como valor supremo antes do casamento. Vulneráveis aos apelos da carne, os moços do norte trocam o ato propriamente dito por contatos mais íntimos sem penetração vaginal, além de sexo oral e até mesmo anal. Na cabeçadeles, continuam virgens. Mas, como não se previnem, ficam suscetíveis a doenças como gonorréia, sífilis, HPV, clamídia, herpes e tricomoníase. Já no Brasil, 80% dos adolescentes se dizem castos. Mesmo assim, já tiveram algum contato sexual. O risco de não contrair doenças, portanto, também é quase um milagre por aqui. Use as informações da revista como base para discutir como a luta para se manterpuro até o casamento não evita, necessariamente, o contágio das DSTs. Já que dizem que os jovens só pensam naquilo, aproveite para explicar que é no cérebro que todo o processo sexual começa. E é nele que deve ser fixada uma idéia: camisinha – tem que usar.

Providencie cópias do texto do quadro “Entre quatro paredes“ (abaixo) e distribua para a turma. Levante dados sobre a aids disponíveis nosite indicado no final deste plano para falar sobre a epidemia. 

Atividades
Oriente a leitura da reportagem e destaque que os jovens americanos que prometem preservar a virgindade são sexualmente ativos, já que os contatos acontecem nas mucosas, tecidos epiteliais de revestimento interno. Como não são barreiras tão eficientes quanto a pele, as mucosas ficam bastante expostas. Na prática dosexo anal, deixe claro, elas ficam mais suscetíveis a infecções do que outras partes do corpo.

Fale também sobre como as práticas sexuais pouco seguras podem levar ao contágio com HPV (abreviação de Humam Papilloma Virus). Contra esse agente, aliás, uma vacina está em fase de ensaios clínicos. Explique que a doença causa uma série de lesões verrugosas, transmitida facilmente inclusive por meiode roupas e outros itens de uso íntimo. O HPV, por sinal, é a DST mais comum entre a população sexualmente ativa. Pergunte se os adolescentes também vêem perigo no beijo, símbolo do ficar. Sem assustar, explique que o gesto carinhoso pode ser um veículo de transmissão da sífilis.

Conte que há vacina eficaz somente para a hepatite do tipo B. Para as DSTs de origem bacteriana existem osantibióticos, mas é cada vez mais comum o surgimento de cepas dos vírus altamente resistentes ao tratamento. Conduza a discussão de modo que rapazes e moças percebam, sob os mais diversos pontos de vista, que a grande – e única – saída é recorrer aos preservativos quando decidem perder a virgindade.

Cite um bordão popular usado para relacionar jovens e sexo: “eles só pensam naquilo”. Será verdade? Valea pena ressaltar que existe um órgão extremamente importante para a vida sexual, muitas vezes relegado ao segundo plano – o cérebro. Deixe claro que ele é bastante ativo nessa fase, pois ainda está se formando, e fica muito sensível à ação dos hormônios sexuais, elementos produzidos em larga escala pelos jovens. A ebulição acontece porque os centros controladores da emoção e do julgamento passampor uma fase de reconstrução de sinapses nos seus ajustes finais, como se fosse uma calibragem de padrões. Sobre o assunto, o psiquiatra infantil americano Jay Giedd disse que nessa época da vida as pessoas estão escolhendo em que seus cérebros serão bons: distinguir o certo do errado, optar por responsabilidade ou impulsividade; preferir literatura ou games.

Se os estudantes se sentirem...
tracking img