Ensino religioso nas escolas de 1ª a 4º série

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3092 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A CONSTRUÇÃO DA LEITURA E A ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL
NAS SERIES INICIAIS

RESUMO:
Este artigo tem como finalidade trazer alguns aspectos sobre a construção da leitura e a escrita no ensino fundamental nas series iniciais, que vem percorrendo durante a vida escolar dos educandos, com uma perspectiva de descrever como se dar o processo da evolução da escrita, na qual se objetivouentender como se dá o processo numa perspectiva de alguns teóricos. Nessa preocupação com ensino aprendizagem da leitura e escritas nas serie iniciais são inquestionáveis os fatores de cidadania, com essa perspectiva nos mobilizamos a elaborar esse trabalho que servirá de apoio no processo pedagógico de ensino aprendizagem. Um dos primeiros passos que devem ser dados pelo docente é a aquisição daleitura e escrita. Por isso devido à dificuldade que o aluno tem na leitura durante o período escolar, queremos dar ênfase e nos preocupar mais com esse processo no primeiro e segundo ciclo, pois o mesmo é a base para toda vida escolar do aluno.
Palavra chave: Educação, processo escolar e alfabetização.











1- INTRODUÇÃO
A leitura é a escrita é um processo no qual o leitor realizaum trabalho ativo de construção do significado do texto, a partir de seus, objetivos do seu conhecimento sobre o assunto. O trabalho com leitura e escrita tem como finalidade a formação de leitores competentes, consequentemente, a formação de escritores, pois a possibilidade de produzir textos eficazes tem sua origem na pratica de leitura. A relação que se estabelece entre a leitura e escrita,entre o papel de leitor e escritor, no entanto, não mecânica: alguém que lê muito não é automaticamente, alguém que escreve bem apesar das duas serem interligadas é necessária que se compreenda que leitura e escrita são práticas complementar, fortemente relacionada, que se modifica mutuamente no processo de letramento, a escrita transforma a fala e a fala influencia a escrita.
A leitura na escolatem sido fundamentalmente, um objeto de aprendizagem é necessário que se faça sentido para o aluno, isto é, atividade de leitura deve responder do seu ponto de vista os objetivos de realização imediata. Como se trata de uma prática social complexa, se a escola pretende converter a leitura em objeto de aprendizagem devem preservar sua complexidade sem descaracterizá-la. Isso significa trabalhar comadversidade textual. Este processo de leitura propriamente dita terá que ser construída pelo alunado para que os mesmo possam extrair seu sentido, entender que a leitura não serve somente para ensinar aprender a ler. Serve para comunicar, expressar, informar, contar, descrever, explicar, argumentar e fazer entrar em jogo a função poética da linguagem.
Ler e escrever são duas vertentes que seguema mesma direção, isso que dizer que quando se fala de criança (alunos) leitores /produtores, não se pretende com isso que os mesmo torne-se de uma hora para a outra verdadeiros produtores de textos propriamente falando, que durante esse processo elas possam ter capacidade de criar e realizar sozinhas ou com o auxilio do educador atividades propostas que envolvam a escrita e a leitura, para queassim possam com facilidade a responder a determinadas situações, e que o educador os informe que a leitura e a escrita são fontes infinitas de informações. Para que a criança inicie nesse processo de pequenos produtores e leitores precisam ser incentivados, e orientada pelo docente.


2. EXPECTATIVAS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM.
A origem da educação se constituiu numa grande expectativada sociedade em relação ao meio de sobrevivência. A educação teve duas vertentes importantes para sua origem, uma para dar continuidade a cultura e valores de seu povo. Outra para obtenção de alimentos através do trabalho. Esperava-se que ela contribuísse para melhoria da aprendizagem e formação do cidadão para poder interagir no mundo e ter poder sobre os outros que não tinham o acesso a ela....
tracking img