ensino mendio

797 palavras 4 páginas
Turma: 1° ano do ensino médio

Arte:
O que é Arte:
Arte é a atividade humana ligada a manifestações de ordem estética, feita por artistas a partir de percepção, emoções e ideias, com o objetivo de estimular esse interesse de consciência em um ou mais espectadores, e cada obra de arte possui um significado único e diferente.
A arte está ligada à estética, porque é considerada uma faculdade ou ato pelo qual, trabalhando uma matéria, a imagem ou o som, o homem cria beleza ao se esforçar por dar expressão ao mundo material ou imaterial que o inspira. Na história da filosofia tentou se definir a arte como intuição, expressão, projeção, sublimação, evasão, etc. Aristóteles definiu a arte como a imitação da realidade, mas Bergson ou Proust a vêem como a exacerbação da atipicidade intrínseca ao real. Para
Kant, a arte será aquela manifestação que produza uma "satisfação desinteressada".

Subversao:

Ação ou efeito de subverter; prática de atos subversivos; revolta, insubordinação contra a autoridade, as instituições, as leis e os princípios estabelecidos.

Arte Subversiva
A arte subversiva tem como foco, em sua maioria, protestar contra algo, criticar o que não foi de agrado da sociedade ou do altor da obra. As obras, tendo em sua maioria aspectos rebeldes, geralmente contra o governo, podem danificar propriedades do próprio, sendo assim, a maioria dos artistas subversivos são punidos severamente, até mesmo com a morte. Há varias formas de arte subversivas, podendo ser musicas, esculturas, pinturas e etc.

Cildo meireles
Yankees go home!
Em 1960, começa no Brasil o movimento artístico chamado ”neoconcretismo”, movimento artístico que apresenta uma abordagem multissensorial, colocando o corpo e o publico como objetos centrais da obra de arte: o artista carioca Cildo Meireles se identificou com este movimento.
Entretanto, sua obra sempre apresentou um caráter múltiplo. Variava entre trabalhos que lidavam com a política, a percepção

Relacionados