Ensino fundamental gramafone .

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1867 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GRAMOFONE E A PROPAGAÇÃO DO SOM

Cleber Marciano1, Marcio Fazani2, Sergio Barbosa3

1 Departamento de Ciências da Universidade Estadual de Maringá,
clebermarciano@hotmail.com
2 Departamento de Ciências da Universidade Estadual de Maringá,
marciofazane@hotmail.com
3 Departamento de Ciências da Universidade Estadual de Maringá, sergiobarbosa.net@hotmail.comResumo

Trabalhar com o tema som nas séries do ensino fundamental e médio associando-o a figura do DJ, é uma excelente oportunidade de motivar os estudantes a se interessarem pela física. Para poder ilustrar melhor essa ideia e também fazer o aluno a se interessar mais em aprender Física, abordaremos além do conceito histórico do gramofone, que foi o primeiro equipamentocapaz de registrar e reproduzir o som em escala comercial, projetado em 1888 pelo alemão Emile Berliner, um princípio usado dez anos antes por Thomas Alva Edison, o gramofone usa um sistema puramente mecânico. É composto basicamente por um cone que possui em seu vértice uma agulha de aço (alfinete) que toca o disco de vinil. Na superfície do disco existem sulcos onde o som foi gravado, e estes sulcosou ranhuras são capazes de reproduzir as ondas que neles foram gravados. Ao girar o disco a agulha vai percorrer os sulcos e transmitir as vibrações através do cone, que irá funcionar como um alto-falante, que concentra e amplifica o som produzindo pelas vibrações da agulha, podendo assim ouvir o que foi gravado.
O experimento em si, pode ser usado para trabalhar alguns conceitos da Físicacomo os conceitos de propagação e gravação do som, bem como o conceito de ondas mecânicas, além de a importância da velocidade de rotação do disco na qualidade do som produzido, isto é, o som emitido vai depender da rotação do disco. Desta forma os alunos são desafiados a competirem entre si, e a elegerem na sala quem consegue manter o ritmo da música e reproduzi-la de maneira mais fiel a partirda rotação do disco, ou seja, quem consegue ser o melhor “DJ”. E este princípio do gramofone é usado até hoje nos toca-discos modernos.



Palavras-chave: Ondas Longitudinais. Propagação. Som
[pic]


Figura 1: Gramofone



Introdução

O gramofone propriamente dito, nos da à didática necessária para chamar a atenção do expectador sobre as propriedades envolvidas,tendo em vista a relação com o som, como a sua propagação, amplificação e as ondas que transmitem o som através do ar (meios materiais). Esse experimento é simples de se confeccionar; primeiramente se pega a cartolina e faz um cone com ela, uma agulha de costura será a nossa agulha, também duas embalagens PET com água para estabilizar e sustentar o instrumento, um disco de vinil, um CD e um EVA damesma medida do CD que servira de prato, um lápis, além disso, três tampinhas de garrafa do tipo PET, uma vareta para dar sustento ao cone e fita adesiva.
Com estes materiais em mãos é só montar o seu gramofone, com ele montado coloca-se o disco de vinil sobre o “prato” giratório e sobre este conjunto a agulha que esta presa na extremidade do cone de cartolina. Girando o disco apoiando odedo ou através do lápis poderá se ouvir o som nesse disco gravado. A rotação do disco deve ser em sentido horário, portanto a agulha dever ser posicionada em uma posição que possibilite esse movimento. Como é um gramofone manual um desafio a mais é encontrar a velocidade correta para a rotação do disco e também manter, faz parte do desafio. Daí pode vir à questão: quem é o melhor “DJ”?Materiais necessários

a. Cartolina (Figura 2)
b. Fita adesiva (Figura 3)

c. Um CD(Figura 4)

d. Disco de vinil (Figura 5)

e. Vareta de bambu (Figura 6).

f. Uma chave “Philips” (Figura 7) usada para furar as tampinhas

g. Um lápis (Figura 8)

h. Duas garrafas PET (Figura 9)

i....
tracking img