Ensino do movimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1181 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]



SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA


CINTIA CÔRTES DE MIRANDA

FABIANA COSTALONGA DA SILVA RAVERA

LETÍCIA COSTA DE CASTRO

LILIAN DE JESUS FEU

MARIA LUIZA DA SILVA NEVES













A Educação Física no Ensino infantil
















Cachoeiro de Itapemirim
2010
CINTIA CÔRTES DE MIRANDA

FABIANA COSTALONGA DA SILVA RAVERA

LETÍCIA COSTA DE CASTRO

LILIAN DE JESUS FEUMARIA LUIZA DA SILVA NEVES
















A Educação Física no Ensino infantil













Trabalho apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR -Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Fundamentos e Metodologias do Ensino do Movimento sob a supervisão do professor
Orlando Mendes Fogaça JuniorTutor de Sala: Rita Maria Rodrigues Vial Martins
Tutora Eletrônica: Angélica I. F. Godinho






Cachoeiro de Itapemirim
2010

Comentários do artigo “Lateralidade e educação Física”


De acordo com Giuselini (1985, p.33): “o movimento corporal é um agente educacional por excelência”.
A educação física possui várias finalidades na formação doindivíduo, como proporcionar a aprendizagem das crianças em vários esportes, criar o hábito da atividade física e mental, além de buscar o equilíbrio sócio-efetivo. Daí a importância de se movimentar o corpo. Isso traz benefícios extraordinários para o desenvolvimento infantil. A educação física deve fazer parte da vida da criança, desde os seus primeiros anos.
Um conteúdo muitodiscutido pelos estudiosos da educação física é a lateralidade ou dominância lateral. Trabalhar esse conteúdo proporciona à criança, por meio do movimento, compreender questões relacionadas à localização, como dentro e fora; em cima e embaixo; direita e esquerda. Já a dominância lateral, a criança possui preferência por um determinado membro ou órgão do corpo para executar alguma atividade, como chutar abola com o pé direito ou esquerdo.
Estudiosos tem apontado a má lateralidade como um possível problema que interfere mais tarde na aprendizagem, como por exemplo, inabilidades para leitura, incapacidade de soletrar, dificuldades em memorizar regras ortográficas etc.
Para Dolle (Apud Romero, 1998, p8) a lateralidade é uma apreensão da idéia de direita e esquerda. Para oautor a automatização da lateralidade tanto é necessária quanto indispensável, e diz que esse conhecimento de ser automatizado o mais cedo possível e sua detecção deve ser feita o quanto antes, se possível ainda, no jardim de infância. Segundo Wallon, a lateralidade é um elemento indispensável na construção da personalidade do ser humano.
Para Júnior (2009, p.109), a lateralizaçãosurge no fim do primeiro ano de vida do sujeito, mas só se estabelece fisicamente por volta dos 4 ou 5 anos.
“A lateralidade corresponde a dados neurológicos, mas também é influenciado por certos hábitos sociais.” (Júnior, p.109).
É comum as pessoas pensarem que o certo é utilizar a mão direita para fazer qualquer atividade, mas a criança muito nova, não sabe ainda qual ladopossui mais firmeza, resistência e força. Só mais tarde descobrirá se é destra, canhota ou ambidestra.
Para tanto, é necessário que pais, professores, não forcem a utilização de um lado. A criança precisa ter a lateralidade de testar qualquer um dos lados, para assim desenvolver sua maturidade neurológica.
O professor responsável pela disciplina de educação física deveexplorar a lateralidade da criança, aplicando atividades referentes a este conteúdo. De maneira com que não seja forçado na criança, um lado do corpo, pois poderá apresentar problemas futuros.
A educação física no ensino infantil, não pode ser uma disciplina onde as crianças só brinquem, mas sim uma disciplina que proporcione a elas o desenvolvimento físico, mental e afetivo, através...
tracking img