ENSINO DO EMPREENDEDORISMO UMA ABORDAGEM TRIDIMENCIONAL

2133 palavras 9 páginas
ENSINO DO EMPREENDEDORISMO:
UMA ABORDAGEM TRIDIMENSIONAL

Patrícia Bellotti Carvalho Celso José de Oliveira Maria Helena Moretto dos Santos

Palavras-chave: ensino; empreendedorismo; comportamento.

1. Introdução

O mundo está presenciando a velocidade das mudanças nos cenários políticos, econômico e social. Os países formam blocos, derrubando fronteiras comerciais e impondo um novo tipo de relacionamento ao mercado; o consumidor está cada vez mais exigente quanto à qualidade dos produtos e serviços disponibilizados; a tecnologia da informação, a cada dia, agrega inovações que têm impactos diretos na vida das organizações e pessoas.
Pessoas ou equipes de pessoas com características diferenciadas é que estão liderando essas mudanças. Elas são visionárias, questionam, arriscam, querem algo diferente, fazem acontecer e, enfim, empreendem. Os empreendedores são considerados pessoas diferenciadas, possuem motivação singular, são

apaixonados pelo que fazem, não se contentam em ser mais um na multidão, querem deixar algo para posteridade, e estão revolucionando o mundo.
Pode-se chamar o momento atual de “a era do empreendedorismo”, pois são os empreendedores que estão eliminando barreiras comerciais e culturais, encurtando distâncias, globalizando e renovando os conceitos econômicos, criando novas relações de trabalho e novos empregos, quebrando paradigmas e gerando riqueza para a sociedade.
Alguns questionamentos fundamentais presentes nas pesquisas sobre empreendedorismo enfocam: Quais são os empreendedores de sucesso? Eles têm algo diferente dos demais profissionais? É possível ensinar alguém a ser empreendedor?
Por que tanta importância é dada à pesquisa do ensino do empreendedorismo? Há uma necessidade premente no desenvolvimento de habilidades empreendedoras, de promover a capacidade de liderança, de despertar nos alunos formas autônomas de pensar e gerir a vida profissional. Isso

Relacionados